Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Painéis sobre desafios do desenvolvimento sustentável e da inteligência artificial fecham seminário internacional

12/09/2025

O diretor da Escola de Contas, professor Rodrigo Marzano, foi o moderador do primeiro painel da tarde - Foto: Vinícius Dias/TCEMG
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e o Centro de Excelência Jean Monnet da Universidade Federal de Minas Gerais (CEJM-UFMG) concluíram, na tarde desta sexta-feira (12/9), a programação do 2º Seminário Internacional "Governança Corporativa, Comércio e Consumo Sustentável: Experiências da União Europeia e do Mercosul em Perspectiva Comparada".
 
O primeiro painel da tarde foi mediado pelo diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Rodrigo Marzano. O tema foi “O multilateralismo e as instituições no contexto da administração e das políticas públicas: experiência europeia”. Participaram do debate a coordenadora do CEJM-UFMG, Jamile Bergamaschine, e a professora sênior de Direito Ambiental da Universidade da Finlândia Oriental (UEF), Tuula Honkonen.
 
Jamile ressaltou, por exemplo, dois grandes desafios do sistema multilateral: o desenvolvimento sustentável e também a questão da inteligência artificial, que viria a ser discutida no painel de encerramento.
 
"A crise do multilateralismo é permanente e representa uma oportunidade para repensar as instituições”, apontou. “Nessa perspectiva dessas crises e transformações, tendo em vista que a vida não é linear, a gente tem que buscar essa ordem. Mas uma ordem que volte para a gente, que seja favorável – e não contrária ao ser humano”, disse Jamile.
 
A professora reforçou que os desafios da multilateralidade também estão vinculados à questão da sustentabilidade.
 
"A ação local é tão ou mais importante que a ação internacional, especialmente quando a gente fala, por exemplo, de mudanças climáticas. Não é algo para que só a Europa faça o dever de casa, ou os Estados Unidos, Japão, Afeganistão, Brasil, a Tailândia... é para todos nós", enfatizou. "Não podemos dissociar o desenvolvimento local do regional, internacional e do global. É impossível", complementou.
 
Em seguida, a professora Tuula Honkonen, falou sobre o desenvolvimento de seu trabalho "O mandato jurídico da União Europeia (UE) para ação externa e multilateralismo no campo do meio ambiente". Para tanto, foram observados e detalhados tópicos como impactos, mecanismos e motivos da atuação da UE, a água como estudo de caso, entre outras considerações, mostrando o papel da União Europeia como liderança no impulsionamento de uma agenda mais sustentável.
 
O último painel da programação foi sobre "O papel essencial da pesquisa sociotécnica em fatores humanos e das recomendações na aceitação, adoção, legislação e governança de IA crítica para a segurança, automação, robôs e sistemas ciberfísicos". Participaram o defensor público do Estado do Paraná, Lucas Porto; a professora e pesquisadora da UFMG, Mariah Brochado; o professor da Universidade de Cardiff, Philip Morgan; o professor de Direito Internacional, Direito Comparado e Tecnologias da UFMG, Fabrício Polido; e a representante do Consulado do Reino Unido em Minas Gerais, Laura Queiroz.
 
As discussões do período da tarde (12/9) estão disponíveis, na íntegra, no canal do TCE no Youtube.
 
Parceria
 
Durante o encontro, a coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet, Jamile Bergamaschine, destacou, também, a atuação conjunta há mais de dez anos com o Tribunal de Contas mineiro.
 
“Às vezes, a universidade fica um pouco afastada do processo decisório. E nós não podemos­ ficar só dentro de uma caixinha, falando somente com nossos pares e colegas”, disse. “Essa interlocução em outras instâncias decisórias é muito importante. O TCEMG é um dos melhores, senão o melhor parceiro. O Tribunal é um ponto de referência na capacitação do servidor público, especialmente por meio de sua Escola de Contas”, elogiou.
 
Ainda neste ano, segundo a professora, mais uma atividade da sinergia TCEMG e CEJM-UFMG será anunciada. Trata-se de um edital para obra coletiva sobre “Sustentabilidade e Controle das Contas Públicas”.
 
Seminário
 
Durante três dias (10 a 12/9), o 2º Seminário Internacional "Governança Corporativa, Comércio e Consumo Sustentável: Experiências da União Europeia e do Mercosul em Perspectiva Comparada” reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater os principais desafios relacionados ao direito, às políticas públicas, à sustentabilidade, à governança e à integração regional.