Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Técnico em Patos de Minas debate impacto da reforma tributária nos municípios

18/09/2025

Cerca de 300 participantes de diversas cidades do Alto Paranaíba Mineiro se reuniram, nesta quinta-feira (18/09), no Centro Universitário de Patos de Minas, para mais uma edição do “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios”, promovido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG). O tema central de 2025 é o impacto da nova Reforma Tributária nos municípios e os desafios que prefeitos, prefeitas, servidoras e servidores terão diante das mudanças que começam a valer a partir do próximo ano.

O presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, destacou que o momento é decisivo para as administrações municipais. “Ainda não conseguimos avaliar o verdadeiro impacto da reforma para cada cidade, mas temos uma certeza: o município que não se preparar para a reforma, com certeza perderá arrecadação”, afirmou, destacando enxergar avanços na nova tributação no país. Durval ressaltou também que o Tribunal precisa estar próximo da sociedade e ser visto como parceiro: “A sociedade e os órgãos públicos devem conhecer e confiar nas orientações dos tribunais de contas”.

Durval Ângelo ainda lembrou a importância do uso da inteligência artificial na fiscalização de editais de licitação e citou ações recentes da Justiça que confirmam a relevância dos tribunais de contas. Ele reforçou que o fortalecimento dos controles interno, legislativo e social é essencial para garantir transparência e eficiência na gestão pública.

O prefeito de Patos de Minas e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, parabenizou a ação pedagógica do TCE. Ele destacou a importância da aproximação entre a Corte de Contas e as prefeituras. Segundo ele, “antes tínhamos receio do Tribunal de Contas, agora entendemos ele como parceiros dos municípios, em busca da eficiência da gestão”. Falcão também ressaltou o papel de Patos de Minas como cidade polo do Alto Paranaíba, referência regional e detentora de grande potencial de desenvolvimento.

A mesa de honra da solenidade de abertura ainda contou com a participação da deputada estadual Lud Falcão, do deputado estadual Neli Aquino, do prefeito de Patrocínio, Gustavo Brasileiro, do presidente da Câmara de Patos de Minas, João Batista, da vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Gomes, do diretor do Foro da Comarca de Patos de Minas, juiz Rodrigo Assumpção, e do diretor da Escola de Contas do TCE, Rodrigo Marzano.

Reforma tributária

A palestra magna do Encontro foi ministrada pela auditora do TCE Silvia Araújo, que apresentou um histórico do sistema tributário brasileiro e explicou os pontos principais da reforma, mostrando que sua implementação será gradual, de 2026 até 2033. “A imensa maioria da população não entende a tributação do seu consumo”, observou. Para ela, a mudança trará mais transparência, permitindo que o cidadão saiba exatamente o que está pagando e possa questionar. Silvia destacou ainda a simplificação do sistema, a redução do chamado “custo Brasil” para as empresas, a busca por justiça social e o fortalecimento do pacto federativo. Ela concluiu sua palestra mostrando cenários de oportunidades com o novo regime tributário.


Palestras técnicas

No período da tarde, o encontro contou com uma série de palestras de técnicos do Tribunal. Foram abordados temas como a “Ouvidoria, o controle social e a lei 13.460/17”, em que a coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Contas, Luciana Raso, reforçou a importância das ouvidorias municipais, apontou passos para sua criação e consolidação, mostrou ações relevantes da Ouvidoria do TCEMG e destacou os avanços da Constituição de 1988.

O coordenador Auditoria de Consórcios e Terceiro Setor, Gabriel Castro, falou acerca dos aspectos relevantes sobre consórcios públicos intermunicipais. Já a atuação do Ministério Público de Contas foi apresentada pela auditora Tatiana Neiva.

A programação seguiu com a palestra da
coordenadora de Acompanhamento da Gestão Fiscal dos Municípios, Ane Marla Raimundo, sobre gestão fiscal responsável, planejamento e transparência. O encerramento ficou por conta de analista administrativa Tatiana Rosmaninho, que tratou dos principais aspectos da nova Lei de Licitações.

Jogo do Tributo

A tradicional dinâmica pedagógica “Jogo do Tributo”, retomada nas edições deste ano, movimentou estudantes do Colégio Universitário do Unipam. Durante a atividade, desenvolvida pela equipe da Escola de Contas, os alunos e alunas simulam a administração de uma cidade e exercem as funções de prefeito, secretários municipais, vereadores, sociedade civil, representantes de setores comerciais e população.

A dinâmica é uma forma lúdica e interativa de ensinar aos estudantes como funcionam a arrecadação e aplicação de impostos em um munícipio. O destaque foi para a participação de uma das idealizadoras do jogo, a servidora aposentada do TCE Mariza Nunes.

Na sexta-feira (19/09), serão disponibilizadas oficinas com os temas: “Análise de Medidas Cautelares no TCEMG”, “Fase Preparatória da Licitação”, “Obras Públicas: Fiscalização e Controle”, “Reforma Tributária nos Municípios”, “Planejamento, Controle e Prestação de Contas do Orçamento Municipal” e “Conhecendo a Gestão Fiscal do meu Município”.

Após Patos de Minas, a caravana do TCE ainda irá até Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete e Contagem.

Lucas Borges | Coordenadoria de Imprensa