Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Seminário destaca uso responsável da IA com transparência e foco no ser humano

18/09/2025

O presidente Durval Ângelo (foto Vitor Piroli)

 Com foco em inovação e segurança de dados, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizou, nesta quinta-feira, o seminário “Inteligência Artificial e Proteção de Dados”, reunindo especialistas, servidores e colaboradores para discutir o uso de novas tecnologias no fortalecimento do controle externo. O evento, realizado no auditório Vivaldi Moreira, contou com a presença do vice-presidente do TCEMG, conselheiro Agostinho Patrus, pela manhã, além de debates, palestras e apresentações de novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA). 

À tarde, o presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, lembrou que a inteligência artificial deve permanecer subordinada à análise humana e aos valores institucionais. Ele ressaltou que a implementação da IA no Tribunal segue princípios éticos rigorosos, buscando sempre a melhoria do serviço público sem abrir mão da centralidade do fator humano nas decisões.

“Vamos estudar novas ferramentas de IA para nos ajudar a revisar termos de referência, pareceres técnicos, prestações de contas e auditorias, além das atividades que já são automatizadas”, afirmou Durval, sinalizando que o Tribunal expandirá o uso da inteligência artificial, sempre com responsabilidade e transparência.

Apresentações

O diretor de Fiscalização de Inteligência e Fiscalização Integrada Suricato, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, traçou um panorama da trajetória do Suricato e das aplicações de IA já em funcionamento no Tribunal. Segundo Pedro, o uso de novas ferramentas de IA ajudará o TCEMG a “direcionar esforços onde há sinais de alerta, de forma ágil e abrangente”. Para ele, essa abordagem baseada em risco complementa a atuação pedagógica e preventiva do TCE, otimizando os recursos de fiscalização e ampliando o alcance sobre eventuais problemas antes que se tornem danos ao erário.

Coube à diretora do Pleno, Flávia Ávila, à coordenadora de Sistematização de Deliberações e Jurisprudência, Gabriela Guerra, e ao analista de sistemas Vitor Galvão apresentarem o “Chat Uai”, que tem como interlocutora a robô Veredas, apelidada carinhosamente de Verê. A nova ferramenta, com previsão de lançamento para novembro, é voltada à pesquisa jurídica com base nas decisões e normativos do TCEMG.

Os analistas de sistemas Deyvenson de CarvalhoThiago Miranda e Matheus Aguiar detalharam a aplicação da inteligência artificial no “Projeto PCA Análise”, ressaltando a importância de alinhar inovação e responsabilidade. — “A IA não veio para substituir, veio apenas para agregar”, destacou Thiago Miranda.

Já o projeto “IA + Data Lake: o futuro dos dados no Tribunal” foi apresentado pelo coordenador de Sistemas Informatizados, Deyvenson de Carvalho e pelo analista de sistemas Daniel Paganini, que explicaram a arquitetura em camadas e os desafios de estruturar dados para pesquisas mais eficazes.

Todos os participantes do seminário deixaram claro o compromisso do Tribunal em ser uma instituição inovadora e, ao mesmo tempo, zelosa com os princípios éticos, utilizando as ferramentas de IA como aliadas para aumentar a efetividade da fiscalização das contas públicas e servir, ainda melhor, ao cidadão.