Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Procuradoria do TCEMG recebe visitas técnicas dos tribunais de contas do Espírito Santo e de Santa Catarina

10/10/2025

Equipes se reuniram para trocar experiências (Foto Arquivo Pessoal)

A Procuradoria Jurídica do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebeu, em diferentes ocasiões, visitas técnicas de equipes dos Tribunais de Contas do Espírito Santo (TCEES) e de Santa Catarina (TCESC), com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da atuação jurídica no âmbito do controle externo.

Na terça-feira (7/10), o subprocurador-geral do TCESC, Bernardo Pires SantAnna, esteve na sede do TCEMG, onde foi recebido pela equipe da Procuradoria Jurídica. Durante o encontro, foram debatidos temas de interesse comum às assessorias e consultorias jurídicas das Cortes de Contas, com destaque para a defesa das prerrogativas institucionais dos tribunais de contas na esfera judicial e o aprimoramento da atuação consultiva e preventiva dos órgãos jurídicos.

Na data de hoje, a Procuradoria recebeu também a visita de representantes do TCE do Espírito Santo (TCEES), sob a liderança da chefe da Consultoria Jurídica, Cristiane Camargos. A reunião manteve a mesma linha de cooperação técnica, contemplando o intercâmbio de boas práticas na elaboração de pareceres jurídicos, o compartilhamento de experiências na atuação judicial e o debate sobre temas estruturantes da função jurídica nos Tribunais de Contas.

As duas visitas reforçaram, ainda, os preparativos para o 2º Encontro Nacional de Procuradorias, Assessorias e Consultorias Jurídicas dos Tribunais de Contas, que será realizado em agosto de 2026, na sede do TCEMG, reunindo representantes de todo o país para discutir avanços normativos, desafios institucionais e soluções jurídicas voltadas à segurança e à efetividade do controle externo.

Essas iniciativas evidenciam o compromisso do TCEMG com o fortalecimento do diálogo técnico entre as Cortes de Contas brasileiras, estimulando a construção conjunta de boas práticas e o desenvolvimento de uma atuação jurídica cada vez mais integrada e eficiente.