Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente é homenageado por atuação em defesa dos direitos humanos

24/10/2025

Foto: Thiago Rios Gomes/TCEMG

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Durval Ângelo, recebeu, nesta sexta-feira (24/10), uma homenagem do Centro Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (CEDDH/MG) e da Associação Pastoral Nacional do Povo da Rua, em reconhecimento à sua atuação em defesa dos direitos humanos.

A cerimônia, realizada no espaço Órbi Conecta, em Belo Horizonte, marcou também o lançamento da cartilha "Conheça e defenda seus direitos!", material voltado à promoção da cidadania e à conscientização da população em situação de rua sobre seus direitos garantidos pela legislação brasileira.

Foto: Thiago Rios Gomes/TCEMG

Durante o evento, o presidente do TCEMG destacou a importância da união entre as instituições públicas para o fortalecimento das políticas de inclusão social. Ele contou que o Tribunal aderiu ao programa municipal de contratação de pessoas em situação de rua e já conta com "servidores terceirizados que moravam na rua trabalhando na instituição".

A coordenadora do CEDDH/MG, Elke Oliveira, enalteceu o trabalho do presidente do TCEMG com as pautas sociais e o seu compromisso com a defesa da dignidade humana. Segundo ela, a homenagem reconhece a contribuição do presidente Durval Ângelo na promoção dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade.

"Queremos que fique guardado na memória e no coração dele toda a nossa gratidão pelo que já fez pelos mais vulneráveis", afirmou Elke Oliveira.

O evento contou com a presença da desembargadora Maria Luiza de Marilac; do diretor de Políticas para a População em Situação de Rua e Imigrantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Paulo Reis; do vereador de Belo Horizonte Pedro Patrus; do juiz do Tribunal Regional Federal da 6ª Região José Maurício; da defensora pública Rachel Aparecida de Aguiar; do professor da UFMG Cristiano Rato; além de representantes de movimentos sociais, lideranças religiosas e instituições públicas que compuseram o dispositivo de abertura.

 

Foto: Thiago Rios Gomes/TCEMG