Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Alencar da Silveira Jr. diz que chega ao TCE de Minas com espírito conciliador

09/12/2025

Novo conselheiro discursa para autoridades e convidados - foto: Daniele Fernandes
“Faço essa transição com o coração repleto de gratidão e muito otimismo”. Com essas palavras, o novo conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Alencar da Silveira Jr., abriu seu discurso na Sessão Solene do Tribunal Pleno, na manhã desta terça-feira (09/12), em comemoração à sua posse no TCEMG. Além de amigos e familiares de Alencar, a solenidade reuniu centenas de autoridades dos meios político, jurídico e do Controle Externo, que lotaram o Auditório Vivaldi Moreira.
 
Em seu discurso de posse, Alencar rememorou sua trajetória política. Na vida pública há quase 40 anos, ele foi eleito, em 1988, o vereador mais jovem da capital. Em 1994, foi eleito deputado estadual. Na Assembleia Legislativa, cumpriu oito mandatos, até ser indicado pela ALMG, este ano, para ser conselheiro do TCEMG. Alencar tomou posse em 01/12/2025. Como deputado, foi autor de projetos relevantes, como a lei antifumo, a criação da TV Assembleia e leis de proteção aos animais, crianças e adolescentes.
 
Alencar reforçou que pretende manter, como conselheiro, sua atuação na vida pública “com espírito conciliador, sensível às desigualdades, atento à justiça social e com um olhar que pretende honrar a confiança que foi em mim depositada pelos colegas deputados estaduais”. Ele ressaltou ações relevantes do TCE, como as mesas de conciliação, a capacitação de servidores públicos, a fiscalização com o uso da tecnologia, por meio do Suricato, e a aproximação com os gestores municipais.
 
O presidente do TCEMG, Durval Ângelo, deu as boas vinda ao novo conselheiro. Ele destacou a relevância dos órgãos de controle externo na consolidação da democracia. Durval disse que os agentes públicos devem atuar pela superação de desafios como a redução da desigualdade e a inclusão social. “Como já diziam Milton Nascimento e Fernando Brant, se muito vale o já feito, mais vale o que será”.
 
O vice-presidente do Tribunal, conselheiro Agostinho Patrus, afirmou que “o conselheiro Alencar traz para o Tribunal de Contas não só sua experiência, mas uma trajetória marcada pelo trabalho contínuo. São quase 40 anos de vida pública, sempre dedicados a servir à população de Minas Gerais”. Patrus lembrou leis importantes criadas por Alencar, como a que proíbe animais em circos, a que cria o passe livre no transporte público estadual para idosos e pessoas com deficiência e a que institui a ficha limpa mineira. “São leis que atravessaram gestões, governos e gerações, e permanecem porque foram escritas com propósito e compromisso público”, concluiu.
 
Romeu Zema, governador de Minas Gerais, ressaltou a energia como Alencar sempre encarou a vida pública, destacando que seu histórico demonstra a trajetória de bons serviços prestados aos mineiros.
 
O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCMG), Marcílio Barenco, destacou a trajetória de vida pública e deu as boas vinda ao novo conselheiro. “Esta Corte, que avança com respeito ao que foi construído, acolhe hoje não apenas um novo conselheiro, mas um novo capítulo dessa memória que se renova e dessa responsabilidade que se multiplica”.
 
A solenidade contou com a presença do vice-governador, Mateus Simões, do presidente da ALMG, Tadeu Leite, do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos Corrêa Júnior, e do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, além de dezenas de deputados, deputadas, vereadores, vereadoras e representantes de diversas entidades e órgãos públicos do Estado.
 
Os conselheiros Gilberto Diniz, Licurgo Mourão, Hamilton Coelho, Adonias Monteiro e Telmo Passareli, os procuradores do MPCMG, Daniel Carvalho e Glaydson Massaria, as procuradoras Elke Moura, Cristina Melo e Sara Meinberg também estiveram presentes na cerimônia. Veja, abaixo, fotos da sessão solene.
 
 

Posse do conselheiro Alencar da Silveira no TCEMG