Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Biblioteca vai disponibilizar leis municipais no Portal

07/01/2009

   A Biblioteca do TCEMG está organizando um banco de dados que tem por objetivo arquivar as leis dos municípios mineiros, para permitir a consulta pública. Os dados estão armazenados no programa denominado TC–Legis, que, embora esteja em fase experimental, já pode ser acessado pelos servidores da Corte de Contas, facilitando o trabalho de fiscalização dos técnicos. As leis orgânicas dos 853 municípios mineiros estão arquivadas no sistema.
  O trabalho começou em 2003, quando o Tribunal oficiou a todos os municípios do Estado – prefeituras e câmaras – solicitando o envio de toda a legislação de hierarquia superior promulgada a partir de 1988: leis orgânicas e suas emendas, leis complementares, leis ordinárias e decretos. Todos os municípios atenderam e o material foi enviado em CD e papel. Para o armazenamento foi adquirido um programa de informática denominado BRS/Search, que agora é administrado pela Biblioteca com a assistência técnica da Diretoria de Informática do TCE. Em outubro último o programa já tinha 136.808 normas cadastradas.
  Recentemente o setor iniciou outra etapa deste trabalho: a elaboração de um sistema que permita a atualização constante e rápida da legislação municipal com a utilização da internet. Vinte e cinco prefeituras, escolhidas aleatoriamente, foram convidadas a colaborar espontaneamente, pois o sistema está em fase experimental. A legislação é enviada diretamente para o computador-servidor, utilizando a mesma senha do SIACE. As prefeituras que estão colaborando de forma mais acentuada com o Tribunal são as de Andradas, Bandeira do Sul, Berilo, Bom Sucesso, Brazópolis, Capetinga, Careaçu, Coronel Xavier Chaves, Córrego Fundo, Extrema, Goianá, Maria da Fé, Mário Campos, Uberlândia e Varginha.
  Após a fase de testes e aperfeiçoamento do sistema, o Tribunal de Contas deverá publicar uma instrução normativa com a finalidade de integrar todas as prefeituras e câmaras no sistema, o que já está previsto para o ano de 2009. Depois o programa será incluído nesta homepage permitindo a qualquer pessoa rápido acesso. O programa tem três módulos: um para acesso exclusivo dos servidores da casa, outro para acesso pelas prefeituras e câmaras e o terceiro para o público, com um sistema de busca para facilitar a pesquisa.

Apoio às pesquisas
A Biblioteca Conselheiro Aloyzio Alves da Costa foi criada pela Lei nº 1429 de 01/01/56 e seu funcionamento é normatizado pela Resolução nº 06/2002. Tem uma grande quantidade de livros e periódicos, principalmente de assuntos relacionados à atividade fiscalizatória. Além dos livros técnicos possui um grande lote de obras literárias, a maior parte delas adquirida na gestão do presidente João Bosco Murta Lages.
O setor de empréstimo segue os padrões das bibliotecas públicas, não sendo permitido para jornais, obras raras ou de referência. O empréstimo é exclusivo para servidores e outras bibliotecas conveniadas, mas a consulta no local é pública, no mesmo horário de funcionamento do Tribunal.
O acervo inclui uma coleção completa do Minas Gerais, o Diário Oficial do Estado, desde o ano de 1949, toda encadernada. Inclui também uma coleção do Diário Oficial da União desde 19xx e do Diário Oficial do Município de Belo Horizonte desde a sua criação, em 1995.
Uma das atividades mais freqüentes da biblioteca é o atendimento de demandas internas, principalmente consultas de jurisdicionados (órgãos públicos da administração direta e indireta, estadual e municipal), advogados, estudantes e outros pesquisadores. O setor fez 3.654 atendimentos entre janeiro e setembro de 2008. Atualmente são sete os atendentes, profissionais das áreas de direito, administração e biblioteconomia. As solicitações e respostas são feitas por vários meios: telefone, fax, correio eletrônico ou pessoal, diretamente no setor.
Outra função é a de manutenção de bases de dados como as consultas respondidas e disponibilizadas na internet, além da atualização constante dos arquivos das normas internas, súmulas e legislação relevante (constituições, lei orgânica, leis importantes) que estão disponíveis tanto na rede interna de computadores quanto na homepage.

Coleções valiosas
A biblioteca tem sob sua guarda três coleções valiosas, adquiridas junto aos herdeiros de importantes personalidades da literatura mineira. Estes livros não estão disponíveis para empréstimo, apenas para consulta no local.
A primeira foi a ser incorporada pertencia ao Desembargador Affonso Teixeira Lages (1900-1976), pai do ex-presidente do TCEMG João Bosco Murta Lages, e foi doada pelos familiares. Possui 1.270 volumes, com destaque para a bibliografia de Direito Romano.
A segunda pertencia ao professor Edgar de Godói da Mata Machado (1913-1995), sendo composta de 2.594 livros jurídicos, de filosofia, sociologia, literatura e outros temas.
Já a coleção do jornalista João Etienne Filho (1918-1997) é composta de 3.075 livros, 80% deles de literatura, principalmente literatura mineira.