Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Concurso da FHEMIG é um dos destaques do Informativo de Jurisprudência

15/10/2009

Ligada à Vice-Presidência, a Comissão de Jurisprudência e Súmula publicou o Informativo de Jurisprudência de nº 11, contendo resumos de decisões votadas no período de 28 de setembro a 11 de outubro de 2009, em sessões das Câmaras e do Tribunal Pleno do TCE e também de julgamentos relevantes de outros órgãos. Importantes questões relacionadas a concursos públicos, contratações e licitações irregulares e esclarecimentos sobre o sistema de controle interno e os atos de admissão de pessoal.

Entre as decisões do Tribunal Pleno no período, foi selecionada a resposta a uma consulta de prefeitura municipal solicitando esclarecimentos sobre a Instrução Normativa nº 05/07, alterada pela IN 04/08, mais especificamente sobre atos de admissão para cargos comissionados e atribuições do órgão de controle interno. Na ocasião, o relator _Conselheiro em exercício Gilberto Diniz_, enfatizou o caráter preventivo do controle interno e importância das ações coordenadas entre os órgãos controladores.

O Informativo também destacou duas decisões da Primeira Câmara. Em aprovação ao voto do relator Conselheiro Vice-Presidente Antônio Carlos Andrada, julgou parcialmente procedente uma denúncia relacionada a pregão eletrônico para aquisição de licenças de uso permanente para software. E, acatando o voto do Conselheiro em exercício Gilberto Diniz, revogou a suspensão do concurso público promovido pela FHEMIG, considerando a retificação das irregularidades apontadas anteriormente pelo TCE.

Da Segunda Câmara, o Informativo selecionou decisão que resultou na aplicação de multa a gestor por graves irregularidades verificadas em inspeção ordinária. Ao relatar seu voto, o Auditor Hamilton Coelho apontou as falhas existentes no controle interno da prefeitura municipal e inobservância de várias determinações da Lei de Licitações (8666/93).

Em suas páginas finais, o Informativo de nº 11 focalizou duas decisões relevantes do STJ sob os títulos “opção por localidade para lotação em concurso” e “multa e ressarcimento em improbidade administrativa” e três do STF sobre “concurso público e vagas reservadas a portadores de deficiência”. Os 11 números do Informativo de Jurisprudência estão expostos, na íntegra, em link da homepage www.tce.mg.gov.br