Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE participa de Congresso de Tribunais em Curitiba

16/11/2009


O TCEMG participa, entre os dias 14 a 18 de novembro, do 25º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, em Curitiba. O evento, promovido pelo TCE-PR, pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), pela Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), tem como objetivo buscar uma maior integração entre as Cortes de Contas para que possam modernizar seus procedimentos de controle.
Participam do encontro: o Conselheiro-Presidente do TCEMG Wanderley Ávila, os Conselheiros Sebastião Helvecio, Antônio Andrada, Eduardo Carone, o Conselheiro em exercício Gilberto Diniz, os Auditores Hamilton Coelho e Licurgo Mourão, e os Procuradores Glaydson Massaria e Cláudio Terrão. Além deles, também marca presença uma equipe do Tribunal mineiro composta de técnicos, diretores e assessores.
O Congresso tem como temática a “Integração dos Controles, Eficiência e Eficácia no Gasto Público” e como lema “A Fiscalização em Benefício da Sociedade”. Além da realização de palestras e painéis, o evento está estruturado sob dois pilares: o primeiro prevê a realização de reuniões de grupos temáticos para a apresentação de experiências e propostas de atuação das Cortes de Contas e o segundo, envolve a apresentação de teses para a apreciação e deliberação congressual.

Plano Estratégico de Comunicação

Uma das seis comissões temáticas definidas para o encontro – responsáveis por ordenar os principais itens de discussão – trata da Comunicação e Integração Social dos Tribunais de Contas. Em horários alternativos ou intercalados às palestras, os participantes deste painel tomam conhecimento da Política Nacional de Comunicação. A proposta é assinada pela Atricon, com apoio do IRB e do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).
Várias pesquisas de opinião têm apontado que a sociedade e outros públicos de interesse pouco conhecem sobre a atuação dos Tribunais de Contas. Foi com a finalidade de estreitar os canais de comunicação com a sociedade e os jurisdicionados que a Política Nacional de Comunicação, discutida no Congresso, foi pensada.
Estão sendo propostas medidas que devem nortear o trabalho das 34 Cortes de Contas brasileiras, entre elas, a atualização e o aprimoramento do Portal Controle Público (página na internet que busca integrar dados e notícias dos Tribunais), a implantação de Ouvidorias em todos os órgãos, a divulgação em tempo hábil e linguagem acessível das suas decisões e, ainda, a ampliação dos canais de comunicação com as organizações não-governamentais, consideradas parceiras no controle.
No dia 14 de novembro, foi realizado o Curso de Capacitação em Plano Estratégico de Comunicação Institucional e Social dos Tribunais de Contas, com o objetivo de capacitar profissionais para elaborar e executar o planejamento estratégico de cada Corte de Contas.