Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Aprovado plano estratégico do TCE para o período de 2010 a 2014

11/02/2010

Por unanimidade, o Tribunal Pleno acatou, durante a sessão desta quarta-feira (10/02/2010), o projeto de Resolução que aprova o Plano Estratégico institucional do TCEMG para o período de 2010 a 2014. “Trata-se de iniciativa das mais relevantes e que irá nortear as ações deste Tribunal no referido período”, destacou o Conselheiro Presidente Wanderley Ávila (foto) ao solicitar dos demais Conselheiros a aprovação do projeto.

O Presidente também ressaltou que a construção do Plano contou com “exaustivo debate e relevante contribuição” dos Conselheiros, Auditores , Procuradores e servidores ocupantes de cargos de direção e assessoramento. Para o Conselheiro Eduardo Carone Costa, muito importante ainda é o acompanhamento da execução do Plano Estratégico. “O Plano representa fortalecimento desta Corte de Contas”, observou o Conselheiro Sebastião Helvécio, ao parabenizar todos aqueles que trabalharam na elaboração do documento.

Planejamento

O processo de planejamento do TCE resulta de experiência iniciada em 2004 e vem possibilitando o desenvolvimento de ações e projetos voltados à melhoria dos resultados e de um ambiente participativo e colaborativo, com reflexos positivos no desempenho institucional. Exemplos do alcance desse trabalho, são as edições da atual Lei Orgânica do TCE (LC n.102/08) e do Regimento Interno (Res. n.12/08), originadas de uma das ações estratégicas do primeiro Plano que foram implementadas: o “Rito Processual”. Também a criação do novo site do Tribunal, melhorias no projeto “Fiscalizando com o TCE” e a implantação da intranet , foram impulsionadas por outra ação estratégica: “ampliação dos canais de comunicação internos e externos”.

O Plano Estratégico institucional aprovado hoje tem, como finalidade, indicar os objetivos e diretrizes estratégicas do TCEMG para o período de 2010 a 2014. O novo Plano foi elaborado com o suporte de metodologia gerencial, com base em pesquisas, dados e informações sobre questões relevantes, análises e debates. Desde as reuniões preparatórias até a elaboração do documento, que envolveram dirigentes da Corte de Contas e servidores com experiência e amplo conhecimento técnico e gerencial, os trabalhos foram coordenados pela equipe do Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, assessorada por consultores do Instituto de Desenvolvimento Gerencial.

Aperfeiçoar as ações de fiscalização e controle para responder de forma efetiva aos anseios da sociedade por uma gestão pública transparente, eficiente e eficaz são alguns dos objetivos finais do Plano Estratégico. Uma das dimensões desses objetivos são os resultados esperados pelo TCE com as novas ações: "ser conhecido e reconhecido pela sociedade e instituições em geral, alcançar maior efetividade das ações de controle externo e estimular o controle social".