Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Remuneração de agentes políticos e verba indenizatória são temas de palestra

09/04/2010

O Secretário Geral do TCEMG, Marconi Augusto BragaA fixação dos subsídios dos vereadores, o décimo terceiro salário e a verba indenizatória foram temas da palestra que o Secretário Geral do TCEMG, Marconi Augusto F. de Castro Braga, proferiu nesta sexta-feira (09/04/2010), no auditório do Sesc/Venda Nova, para 250 vereadores de Minas e outros estados brasileiros dentro do Seminário “Capacitando os Vereadores do Brasil”. Promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais – Abracam ¬, desde quarta-feira última (07/04), o evento tem como objetivo a capacitação e o aprimoramento dos membros dos legislativos municipais.

Na primeira parte de sua palestra, o Secretário Marconi destacou três aspectos relacionados à fixação dos subsídios: temporal, formal e quantitativo. “É importante observar quando esses subsídios deverão ser fixados, como serão fixados, por meio de quais atos normativos e o quanto a ser fixado”, esclarece. Considerações acerca do 13º salário e aspectos relevantes sobre a instituição da verba indenizatória pelo exercício da atividade parlamentar também foram apontados por Marconi Braga em sua palestra.

Ao concluir sua apresentação, o Secretário Geral destacou sobre o posicionamento do TCEMG nas respostas a consultas formuladas sobre esses temas, identificou as matérias sumuladas e também mostrou jurisprudência do judiciário, particularmente do TJMG, STJ e STF sobre o assunto.