Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE rejeita contas de municípios que tiveram várias irregularidades

27/04/2010

Uma sessão ordinária da Primeira Câmara do TCEMGA Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, em sessão realizada em 27/04/2010, emitiu parecer prévio pela rejeição das contas de 2008 de dois municípios mineiros que cometeram duas ou três irregularidades consideradas mais “graves”.

Foram três as irregularidades encontradas na prestação de contas do município de Alvarenga: repasse financeiro à Câmara Municipal acima do limite previsto e descumprimento dos percentuais constitucionais mínimos exigidos no ensino e na saúde. A diferença foi pequena nos dois primeiros casos, mas na saúde faltaram 8%.

Já no exame da prestação da prefeitura de Pavão os técnicos do Tribunal encontraram duas irregularidades: despesas empenhadas além do limite dos créditos autorizados e descumprimento do percentual constitucional mínimo de 25% no ensino.

Os pareceres prévios serão enviados às câmaras municipais daquelas cidades que deverão julgá-los dentro dos prazos definidos pela legislação. O parecer prévio do TCEMG só pode ser alterado através de uma votação com maioria de dois terços dos vereadores em exercício do mandato.

A Primeira Câmara do TCEMG é presidida pelo Vice-Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Antônio Carlos Andrada e os dois processos foram apresentados pelo Auditor-Relator Licurgo Mourão.