Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Aberto em BH o Encontro Técnico sobre licitação e contratação em engenharia

17/06/2010

“Nesta data, concluímos o I Encontro Técnico: o Tribunal de Contas e os Municípios”, projeto idealizado para dar resposta à demanda diária de informações por parte dos entes fiscalizados”, enfatizou o Presidente do TCEMG, Conselheiro Wanderley Ávila, na abertura da oitava edição do evento em Belo Horizonte nesta quinta-feira(17/06). Até amanhã (18/06), representantes de 100 municípios da região Central participam de cursos sobre licitação e contratação de obras e serviços de engenharia.

Da cerimônia de abertura do Encontro, realizada na manhã desta quinta-feira, também participaram o vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luzia Ferreira; a Secretária do TCU em Minas, Neuza Coutinho Affonso; o Conselheiro do TCEMG, Sebastião Helvecio; o Procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Glaydson Massaria, dentre outras autoridades.

Organizado pela Escola de Contas e Capacitação “Professor Pedro Aleixo", com apoio da Comissão de Jurisprudência e Súmula do Tribunal e em parceria com os municípios, o “Encontro Técnico” integra as ações pedagógicas desenvolvidas pelo TCE com objetivo de buscar o aprimoramento da gestão pública, ao orientar os jurisdicionados na prevenção de falhas e irregularidades que possam comprometer a legalidade, eficácia, economicidade e outros princípios essenciais na administração e aplicação dos recursos públicos. A diretora da Escola de Contas, Renata Van Damme (foto), destacou a importância “do esforço e empenho de todos os setores do Tribunal de Contas que trabalharam intensamente na realização do Encontro Técnico”, enfatizando que “os projetos bem sucedidos são feitos de pequenas ações bem sucedidas, desempenhadas por cada um de nós”.

Em sua palestra intitulada “O TCEMG com o jurisdicionado e para a sociedade: visão institucional e inovações”, que também fez parte da programação de abertura, o Diretor da Secretaria Geral do TCE, Marconi Augusto de Castro Braga (foto) observou que “a mudança na administração pública com ênfase nos aspectos gerenciais de estabelecimento de metas, equilíbrio das contas públicas, avaliação de desempenho e avaliação de resultados, implica, também, na efetivação de novos paradigmas de controle externo pelos tribunais de contas”. O Secretário apresentou os avanços do TCEMG, salientando “o caráter interativo e informativo do Portal da Corte de Contas mineira, que vem estimulando o controle social, a participação e acompanhamento da fiscalização das contas públicas pelos jurisdicionados e pelo cidadão de maneira geral”.

Até amanhã (18/06) técnicos do Tribunal ministram cursos sobre os temas: “principais aspectos referentes à inexigibilidade e dispensa de licitação” e “obras e serviço de engenharia: contratação e controle da execução de serviços de engenharia”. Participam, como palestrantes: Luanna de Freitas Queiroz Jardim, Juliana Mara Marchesani, Cláudia Costa de Araújo, Washington Adries, Janaína Evangelista e Sandro Miguez. Também os técnicos Ana Paula Carvalho, Antônio Eduardo e Hellen Preswell de Sandoval prestam esclarecimentos, durante o evento, sobre a utilização do FISCAP – Fiscalização dos Atos de Pessoal, sistema que disponibiliza o envio eletrônico dos dados referentes aos atos concessórios de benefícios e seus cancelamentos via internet.

De abril a junho deste ano, foram promovidos oito eventos em diferentes cidades mineiras, de forma a facilitar a participação de gestores dos 853 municípios do Estado, divididos em macrorregiões: Triângulo e Alto Paranaíba; Noroeste de Minas e Norte de Minas; Central; Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri; Sul de Minas; Centro-Oeste de Minas; Mata e novamente a Central. Antes desse encerramento em Belo Horizonte, foram realizados Encontros em Uberaba, Montes Claros, Curvelo, Governador Valadares, Poços de Caldas, Lavras e Juiz de Fora.

Revelando a disposição do TCEMG de realizar outros eventos como o Encontro Técnico, ao afirmar que “este projeto não termina aqui, é apenas o primeiro de uma série” e que “nestes encontros técnicos, partilhamos conhecimentos, experiências”, o Presidente Wanderley Ávila ressaltou: “já tínhamos o sentimento da necessidade de nos aproximarmos dos nossos jurisdicionados, hoje temos a convicção de que este é o caminho”.