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Pirapora recebeu encontro sobre regras em final de mandato

30/06/2011

Presidente do TCEMG, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, conduz a cerimônia de abertura do eventoRepresentantes de 118 municípios da região Norte do Estado de Minas Gerais estão reunidos na cidade de Pirapora nesta quinta e sexta-feiras (30/06 e 1º/07) para participar do II Encontro Técnico “TCE-MG e os Municípios”, que leva orientações do Tribunal sobre as regras a serem observadas em final de mandato de acordo com as determinações, principalmente, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei das Licitações.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do presidente do TCE-MG, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, do prefeito municipal de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga; do presidente da Câmara Municipal de Pirapora, Esmeraldo Pereira Santos; do analista de finanças e controle da Controladoria Regional da União em Minas, Paulo Cesar Miranda Bruno, representando o chefe da CGU em MG, Luiz Alberto Sanabio Freesz; do assessor do TCU em Minas Gerais, José Domingos Coelho, representando o secretário de controle externo do TCU-MG, José Reinaldo da Motta; do vice-presidente da Associação Mineira de Municípios e prefeito municipal de Ubaí, Marco Antônio Andrade, representando o presidente da AMM, Ângelo Roncalli; do diretor da Escola de Contas e Capacitação “Prof. Pedro Aleixo” do TCE-MG, Gustavo Costa Nassif; e várias outras autoridades locais e da região.

“Um dos maiores objetivos do II Encontro é orientar os gestores sobre a elaboração dos orçamentos municipais que irão vigorar no último ano, considerando o término das gestões municipais no final do ano que vem”, salientou o presidente Andrada quando falou sobre a importância do caráter pedagógico do evento que vai percorrer mais cinco regiões do Estado. Também o prefeito municipal de Pirapora, Warmillon Braga, destacou a iniciativa do TCE de assumir uma postura não apenas punitiva em relação aos municípios e promover ações preventivas como essa que leva cursos e orientações sobre as regras a serem observadas pelos gestores em final de mandato.

Os cursos e palestras técnicas organizados pela Escola de Contas e Capacitação “Prof. Pedro Aleixo” do TCE-MG focalizam temas como despesa com pessoal, restos a pagar, fixação de subsídio de agente político, convênios, controle, dívida e endividamento, operações de crédito e adimplemento contratual e outras informações e recomendações sobre as normas legais que disciplinam as regras de transição de um mandato para outro. A programação do II Encontro Técnico também inclui a apresentação dos módulos do novo sistema informatizado para remessa de dados municipais, denominado Sicom, a vigorar a partir de 2012.

Atuam como palestrantes: o Presidente do TCE-MG, Antônio Carlos Andrada; o Secretário da Secretaria de Controle Externo do TCU em Minas Gerais, José Reinaldo da Motta; o chefe da Controladoria Regional da União de Minas Gerais, Luiz Alberto Sanabio Freesz; o analista de informática do TCE-MG, Gustavo Silva; e os técnicos do TCE-MG Natália Ferreira, Ana Luíza Werneck, Rita de Cássia Chio Serra, Ana Elisa de Oliveira, Marconi Castro Braga¬também diretor da Diretoria de Controle Externo dos Municípios¬, Antônio Rodrigues, Carlos Alberto Nunes Borges, Paulo Fernando Filho e Márcio Ferreira Kelles.

Aos participantes do II Encontro Técnico também foi oferecido um CD gravado com a edição especial da Revista do TCE sobre o tema “regras em final de mandato”, contendo a jurisprudência da Corte de Contas sobre o assunto precedida de uma análise didática para melhor compreensão dos jurisdicionados e vários artigos escritos por profissionais especializados na temática.