Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Alunos da pós-graduação em Finanças Públicas encerram caminhada

15/12/2021

Mais uma pincelada foi dada na vida dos 51 alunos que encerraram ontem, 14 de dezembro, o curso de pós-graduação lato sensu especialização em Finanças Públicas Ensino a Distância (EAD) 2021. Fazendo uma alusão de que seres humanos são telas em branco e que a cada aprendizado, um novo traço se colore e preenche um espaço, o orador da turma, Alexandre de Faria Silva, quis transmitir no discurso que cada quadro em formação se eterniza de forma exclusiva e tem o próprio valor. “Foram vários esboços até chegar a versão final desse discurso. Missão difícil e desafiadora escrever um discurso capaz de sintetizar as dores e os prazeres do caminho percorrido até esse dia tão especial e importante, pois cada um vivenciou a pós-graduação de forma única”, disse Alexandre.

O curso desenvolvido pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, teve como objetivo capacitar os alunos para uma correta compreensão sobre as ações e atividades de planejamento, orçamento e execução da atividade financeira do estado, sob os aspectos jurídicos, contábeis, econômicos e administrativos, alinhadas com os interesses estratégicos e a missão do TCEMG, principalmente os relacionados à fiscalização e ao controle da atividade financeira estatal.

O diretor-geral do TCE mineiro Marconi Braga fez a abertura solene do evento em nome do presidente, conselheiro Mauri Torres, e afirmou que se sentiu honrado pelo convite, pois, além do cargo de gestão, também é professor da Escola de Contas. Para Marconi, o curso também é maneira de fazer com que haja interação e integração, como troca de experiências entre os profissionais de áreas diversas e pontuou que havia alunos contadores, controladores internos, secretários de fazenda e assistente sociais.

Este foi o segundo curso realizado pela Escola de Contas completamente no formato a distância. O chefe de gabinete, Carlos Alberto Pavan recordou da incumbência que recebeu do conselheiro Mauri Torres durante a primeira gestão como presidente, de priorizar as ações pedagógicas e de capacitação do Tribunal de Contas. Pavan contou que antes mesmo do surgimento do Covid-19, o TCE já estava se preparando para a implantação de um curso de ensino a distância, com a intenção de levar conhecimento para regiões mais distantes de Minas.

Essa iniciativa do Tribunal de Contas teve o intuito de capacitar e valorizar o servidor municipal mineiro, que passa a atuar como agente multiplicador de conhecimentos em sua localidade, muitas vezes distante e com uma realidade socioeconômica marginal, onde o desenvolvimento e as perspectivas não chegam. Para o TCEMG e para a Escola de Contas, repassar conhecimento é preparar o cidadão mineiro não só para entender da atividade financeira do Estado, mas também para vivências de democracia, cidadania, participação, educação, dignidade e, principalmente, de poder reescrever a história local.

O professor Pedro Henrique Magalhães Azevedo, representando a paraninfa da turma, professora Cristina Maria Montenegro de Menezes, fez um paralelo entre as disciplinas de Orçamento Público e Metodologia da Pesquisa Científica, matérias lecionadas pelos dois. “Por que a gente joga para frente algo que podemos fazer hoje? Por que a gente gasta a nossa energia futura com situações que poderiam ter sido resolvidas de forma muito tranquila no passado?”, questionou. “A gente acaba acumulando pendências e ficando justamente sem tempo para curtir o momento”, criando uma metáfora com o tema Restos a Pagar e a vida.

A coordenadora da Pós-Graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo e diretora em substituição Luciana Moraes Raso Sardinha Pinto finalizou o evento com uma citação do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Telas em branco, utopias a serem alcançadas, eternos aprendizes. A mensagem é uma só: nunca deixem de caminhar!

Também participam de forma remota, os professores da Escola De Contas Maria Cecília Mendes Borges, procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado; a paraninfa da turma, professora Cristina Maria Montenegro de Menezes; Ana Paula Prado Garcia; Diogo Ribeiro Ferreira; Evandro Martins Guerra; Gustavo Terra Elias; Heloísa Helena Nascimento Rocha; Henrique Lima Quites; Paulo Antônio Machado Da Silva Filho; Silvia Costa Pinto Ribeiro De Araújo; Túlio César Pereira Machado Martins e a colaboradora homenageada Débora Cristina Cordeiro Campos Leal.

A cerimônia completa pode ser assistida aqui.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Confira abaixo nome dos alunos:

TURMA 1
Adival Aparecido De Oliveira
Alexander Rodrigues Da Silva
Alexandre De Faria Silva
Alyson José De Andrade Antônio
Anderson Luis Alves De Sousa
Andre Ferreira Dos Santos
Bráulio De Almeida Pereira Paiva
Camila Valadares Maciel
Carliane De Jesus Novais
Carlos Rodrigues Koshiyama
Celia Adriana Carvalho Sanches
Cintia Regina Dos Santos
Claudio Borba Dos Santos
Cristiane Andrade Resende
Denise Rodrigues Moreira
Edir Donizete Veronez
Elisangela Nascimento Vilela
Elisete Soares Alves Araujo
Elizete Lelis Martins
Gildete Fonseca
Gislaine Caetano De Faria
Igor Alves De Sá E Souza
Izabela Azevedo Cota
Jônatas Assunção Sousa

TURMA 2
Íris Campos Vilaça Mendes
Jose Adao Da Costa
José Marcelino Simões Barbosa
Juciara Ferreira Gomes
Lais Alvarenga Carvalho De Melo Souza
Leonardo Mesquita Nascimento
Lorena Guarato De Oliveira Carrijo
Luciano Jose Dos Santos
Luiz Rodolfo Silva Fernandes
Marcelo Parreiras Maniezzi
Nágimy Lidiane Silva De Almeida
Naiara Paulina De Oliveira
Neide Aparecida Martins Da Silva
Nelson Costa Da Silva
Nirley Da Silva Faria
Otavio De Lima Roberto
Renata Borba Ribeiro
Sidineia Cristina Costa Oliveira
Silverio Izanam De Oliveira
Talita Ivone De Souza
Tatiane Rosa De Medeiros
Thiago Luiz De Moraes
Thiago Oliveira Da Silva
Valdete De Cássia Santos
Valdirene Araújo Lacerda Santos
Valéria Aparecida Da Silva
William Vitor Wan Der Maas Silva