Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

DTI apresenta ações e programas executados no último trimestre de 2020

13/01/2021

A Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) executou, no último trimestre de 2020, diversas ações e programas de segurança através de sua Supervisão de Segurança da Informação. Segundo o Supervisor de Segurança Institucional de Informação do TCEMG, Gustavo Mendes Guimarães, “esse trabalho visa a segurança e a estabilidade das centenas de acessos remotos à rede do TCE pelos seus usuários, servidores e colaboradores”, afirmou ele.
 
Veja a seguir as ações da Supervisão de Segurança da Informação executadas no 4º trimestre de 2020:
 
- Implementação obrigatória da troca de senha de rede e sistemas para todos os usuários do TCE, com a utilização imprescindível de caracteres especiais, onde aumenta-se a complexidade das senhas de forma exponencial, garantindo uma maior segurança nos acessos. Há de se ressaltar e lembrar que a utilização da senha pelos servidores é de caráter pessoal e intransferível, tornando o usuário o único responsável pela sua guarda e utilização;
 
- Aquisição de mais um link de acesso à internet, de 1000 Mbps, para assegurar a estabilidade dos acessos remotos e assim poder implementar a redundância, que é a duplicação de componentes essenciais para aumentar a confiabilidade e a segurança de determinado sistema ou serviço, assim como sua disponibilidade.
 
- Renovação de 1500 licenças perpétuas do Software McAfee ETP + aquisição de 300 licenças novas, permitindo a atualização dos antivírus e antimalwares de todos os dispositivos do Tribunal, inclusive nos móveis, protegendo e bloqueando ações nocivas à rede;
 
- Gerenciamento dos acessos remotos à rede de computadores do Tribunal de todos os funcionários do TCE, contendo os dados de tipo de acesso e número de IP, por usuário, controlando inclusive o bloqueio dos acessos no caso de férias/saída dos usuários;
 
- Acompanhamento na aquisição de mais de 150 Certificados Digitais em dispositivos de armazenamento (token) para atender aos servidores da Superintendência de Controle Externo do TCE visando uma maior segurança no cumprimento de suas atividades, bem como a aquisição de outros 100 certificados para a utilização nos acessos remotos do programa de Teletrabalho e nos demais acessos fora do ambiente físico do TCE.
 
- Gerenciamento no sistema de alteração e recuperação de senha no Portal do Servidor para todos os servidores ativos e inativos;
 
- Controle das máquinas do TCE utilizadas nos acessos remotos pelos servidores, bloqueando o usuário de executar mudanças em suas configurações para a garantia de maior segurança em seu funcionamento e rede do TCE.
 
- Finalização da aquisição de duas ferramentas de segurança: NAC, que faz controle de Acesso à Rede e E.M.S., chamada de proteção avançada para endpoints. A primeira é uma solução de segurança IoT que se integra ao software de segurança de desktop, diretórios de rede, infraestrutura e soluções de segurança, enquanto a segunda é uma solução de segurança de acesso VPN, que identifica o dispositivo de acesso e valida o usuário corporativo.
 
- Tomada de ações relevantes prévias junto as supervisões de infraestrutura e desenvolvimento de sistemas para mitigar possíveis riscos aos sistemas do TCEMG.
 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação