Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

'Nós precisamos de um controle interno forte', afirma promotor em seminário no TCEMG

12/12/2018

Foto: Thiago Rios Gomes
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realiza, hoje (12/12) e amanhã (13/12/2018), um seminário com o tema “Os desafios do controle interno frente às demandas atuais”. O promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), José Carlos Fernandes Júnior, abriu o ciclo de palestras do evento afirmando que “precisamos de um controle interno forte, porque ele é o que mais conhece os problemas da instituição”. José Carlos é coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAOPP) e falou sobre “O controle interno e o combate à corrupção” no seminário. O evento está sendo realizado na sede do Tribunal de Contas em Belo Horizonte.

O promotor de Justiça convocou os participantes, que lotavam o Auditório Vivaldi Moreira, a se empenharem no aprimoramento do controle interno. “O momento é de arregaçar as mangas. É nessa hora de crise que identificamos os bons gestores. É tempo de muito trabalho, muita vontade e de mostrar que o servidor público está disposto a contribuir para a melhoria da sociedade”, frisou.

A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG, Sílvia Ribeiro de Araújo, agradeceu a presença de todos em nome do presidente, conselheiro Cláudio Couto Terrão, e disse estar satisfeita com o grande número de participantes no seminário. Ela afirmou que o evento faz parte de um projeto do TCEMG que visa ao fortalecimento dos controles internos dos jurisdicionados, que teve como uma de suas primeiras ações a criação do portal “Espaço do Controle Interno” (ECI) . O portal tem o objetivo de promover um canal direto de interação entre o controle externo e controle interno do jurisdicionado, “objetivando o fortalecimento das ações promovidas pelas controladorias, a melhoria da qualidade da gestão pública e o atendimento aos anseios da sociedade por uma gestão eficiente e eficaz dos recursos públicos”.

De acordo com informações disponibilizadas no portal, o ambiente virtual é interativo e nele serão desenvolvidas atividades integradas de controle. Prevê também a disponibilização de cursos a distância, modelos de formulários, manuais, cartilhas, documentos e divulgação de seminários e eventos para a capacitação de servidores, gestores e assessores. A diretora ressaltou que o debate sobre controle interno é “muito importante” e que ele deve ser exercido por cada servidor e não só pela Controladoria Interna.

A auditora-geral da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), Luciana Cássia Nogueira, também falou nesta manhã sobre o tema “O papel da Controladoria Interna nos municípios”.

Palestras da tarde

As analistas de controle externo do TCEMG, Carla Tângari Fernandes e Regina Lopes de Assis, iniciam a tarde de palestras. Carla falará sobre o sistema de controle interno da Casa e Regina apresentará o projeto voltado para o aprimoramento do controle interno do jurisdicionado.

Em seguida, o tema “Tomadas de Contas Especiais: a experiência dos órgãos de controle interno” será abordado pela chefe da Assessoria de Tomada de Contas Especial da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Cynthia Magalhães Godoi Quintão. 

O também analista de controle externo do TCEMG, Antônio José Rodrigues, encerra o ciclo de palestras do primeiro dia do seminário falando sobre o “Relatório de controle interno na prestação de contas anual”.

Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Clique aqui e acesse a programação do seminário.
 
Confira aqui e veja as fotos do período da manhã