Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Audiência pública na ALMG debate gestão democrática e valorização profissional na Educação

05/11/2021

Ricardo Barbosa/ALMG

A diretora da Escola de Contas do TCEMG, Naila Mourthé, participou da quarta audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta sexta-feira (05/11), que debateu o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE), instituído pela Lei 23.197, de 2018. Esta foi a última de uma série de audiências realizadas nas últimas semanas que debateu o PEE.

Este último encontro teve por objetivo debater o monitoramento das Metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Estadual de Educação (Lei nº 23.197, de 2018), que tratam da gestão democrática da educação, valorização dos profissionais de educação e financiamento: gestão democrática, participação e controle social; formação, carreira e remuneração dos profissionais de educação; execução orçamentária de recursos na educação e regime de colaboração entre os entes federados.
 
Naila Mourthé, representando o presidente Mauri Torres, reforçou a relevância dos debates públicos em prol de uma educação de qualidade. Naila destacou a importância da criação, em 2018, da lei estadual que instituiu o Plano Estadual de Educação. A diretora mostrou pontos que precisam ser evoluídos na valorização do profissional, na democratização da gestão escolar, na melhoria do transporte para os estudantes e na criação do sistema de prestação de contas.
 
Por fim, Naila lembrou que o TCEMG já atua no monitoramento das políticas públicas de educação em todo o estado desde 2017. Ela destacou uma reflexão apresentada que prevê a imprescindibilidade de criação de instrumentos de fácil compreensão para o cidadão, dando publicidade aos mecanismos de distribuição e aplicação dos recursos da Educação. “Reitero que, para tantas demandas apresentadas, é apenas com a união de esforços do controle externo e do controle social, da participação de todos, que conseguiremos avanços concretos para a efetivação das estratégias e dos prazos estabelecidos no PEE”.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação