Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Auditoria realizada por TCE incentiva trabalho desenvolvido por Undime

11/11/2021

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizou hoje, 11 de novembro, um evento on-line, para apresentar a área do Memorial de Gestão como uma proposta de elaboração do relatório executivo anual da gestão da educação municipal para que os municípios consigam organizar o registro da execução da gestão anual na plataforma Conviva. O coordenador de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Ryan Brwnner, foi convidado para reforçar a importância de um relatório anual de gestão desenvolvido pela Undime.

O servidor contou que entre os anos de 2017 e 2018, o Tribunal de Contas realizou uma série auditórias operacionais no ensino fundamental de 8 municípios mineiros, escolhidos por amostragem, sendo que a maioria deles tinha o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os mais baixos do Estado e continuavam apresentando quedas a cada medição.

Ryan ressaltou que o trabalho do TCE teve como foco avaliar a gestão municipal, a gestão escolar e a estrutura das instituições. Segundo o coordenador, um dos principais achados foi a falta de informações no momento da transição de gestão. “Em todos os municípios auditados pelo Tribunal, foram identificadas falhas, como inexistência de documentação, de planos, de relatórios anuais de gestão. As informações que conseguimos coletar com os gestores daquele momento eram que realmente a qualidade dos dados da Educação era muito imperfeita. Era uma qualidade precária, não havia realmente as informações necessárias”, lembrou.

Após considerar ausência de repasse de dados ao novo gestor eleito, falta de uma equipe de transição, falta de planejamento e atuação com os principais atores responsáveis na educação para transição eficaz de uma gestão, o TCE mineiro fez as recomendações necessárias para que houvesse melhorias na educação das cidades. Ryan ressaltou, ainda, a existência de uma cartilha desenvolvida pela Controladoria Geral da União (CGU), em 2012, que traz orientações para composição de uma equipe de transição municipal quando do encerramento de uma gestão. “A criação do Memorial, eu acho fantástica e importante. Não deveria ser só para Educação, como para Saúde, Saneamento Básico...”, finalizou.

Assista ao evento, na íntegra, aqui.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação