Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Central de relatórios e gráficos do SGAP é apresentada oficialmente

16/11/2020

Na manhã desta segunda-feira (16/11/2020), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) apresentou a ferramenta tecnológica intitulada “Sistema de Gestão de Administração de Processos – Business Intelligence (SGAP-BI)”. A solução tecnológica faz parte do Programa “Rumo ao Tribunal Digital”. O sistema SGAP-BI centraliza os relatórios gerenciais e operacionais do SGAP, exibindo em painéis gráficos as informações mais relevantes e interessantes. O Sistema de Gestão de Administração de Processos (SGAP) é um dos principais sistemas do Tribunal de Contas de Minas Gerais. O evento on-line foi transmitido na página oficial do TCEMG no Youtube. Clique aqui e assista a apresentação.

Os recursos da ferramenta tecnológica têm como objetivo atender as diretrizes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) como o estabelecimento de metas, como exemplo.

O Tribunal Digital faz parte do Plano Estratégico do Tribunal (que contempla os cinco anos anteriores a 2020) e está vinculado ao Plano de Gestão do Biênio 2019-2020 regulamentado pela Portaria número 17/PRES./2019.

O diretor de Gestão Estratégica e Inovação (DGEI) do Tribunal de Contas, Alexandre Lima, iniciou o evento dizendo que a apresentação do SGAP-BI representa “uma conquista de muitos anos, de várias tentativas com o intuito organizar os dados que estão no sistema processual do Tribunal de Contas, e que e se tornou uma necessidade cada vez mais premente devido à adoção do processo eletrônico. É um prazer apresentar o SGAP-BI para o Tribunal”, comemorou o diretor de Gestão Estratégica e Inovação Alexandre Lima.

Alexandre explicou que as informações “a tempo e hora” estão sendo cada vez mais solicitadas. Organizar esses dados irá contribuir muito para o trabalho do TCE, informou o diretor.

Ele também informou que o login e senha para acessar o sistema é o mesmo usado para acessar os demais sistemas (a senha de rede) e que será disponibilizado um ícone na intranet e um atalho dentro do próprio SGAP para facilitar o acesso.

O analista de sistemas Rodolfo Dias apresentou o funcionamento da ferramenta. O diretor Alexandre Lima também participou fazendo intervenções.

A oficial de controle externo do TCEMG Sandra Carvalho Valle falou sobre as metas institucionais dentro do sistema, relatórios e dados de estoque processual.

Funcionalidade

O SGAP-BI pode ser acessado por servidores e colaboradores do TCEMG, e especialmente pelos gestores das unidades finalísticas. Alguns dados só podem ser visualizados pelas equipes das próprias unidades. Entretanto, é possível ver dados de estoque processual de outras áreas. “A palavra-chave aqui é transparência”, completou o diretor Alexandre Lima.

Existe também a possibilidade dos usuários do sistema participarem da atualização da ferramenta, dando sugestões ou críticas em campo destinado para isso.

As equipes dos gabinetes de conselheiros, Ministério Público de Contas (MPC), área técnica e secretarias (que utilizam o SGAP diariamente) serão os principais beneficiados com a disponibilização da ferramenta, esclareceu o diretor estratégico de inovação do TCE Alexandre Lima.

A disponibilização desta ferramenta é uma das metas do “Tribunal Digital”. No dia 25/9/2020 (sexta-feira) foi realizado um evento on-line intitulado “Rumo ao Tribunal Digital” em que ela foi apresentada. Clique aqui e assista. 


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação

 

Notícia relacionada:

Tribunal avança e colhe os frutos de suas estratégias digitais