Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Sebastião Helvecio destaca o sucesso do projeto Suricato na fiscalização do TCEMG

16/06/2021

Uma das salas do Centro de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação - Suricato (foto: Thiago Rios Gomes)

No final da sessão de Pleno realizada hoje (16/06/2021) pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o conselheiro Sebastião Helvecio destacou os 10 anos de sucesso do Suricato, um projeto baseado no intercâmbio de informações e uso de ferramentas tecnológicas avançadas destinado a incrementar o trabalho de fiscalização do dinheiro público realizado pela Corte de Contas. Atualmente o sistema é gerenciado pelo Centro de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação, setor da área técnica do Tribunal.

O conselheiro explicou que “no dia 22 próximo comemoram-se 10 anos da Resolução n. 10 de 22 de junho de 2011, a qual demarcou as primeiras bases e conceitos da política de fiscalização integrada neste Tribunal de Contas”. E destacou que “a produção de conhecimento estratégico não se confunde com a utilização habitual de dados, que já é, naturalmente, um recurso corrente em todas as unidades técnicas do Tribunal”.
 
Também destacou que a inovação do Suricato se dá “por meio da atividade de Inteligência, do uso de métodos e técnicas e da integração das ações fiscalizatórias, na busca da informação estratégica qualificada, através de meios apropriados para a obtenção, a guarda, a análise e a disseminação de conhecimentos sobre fatos e situações que possam impactar na ação de fiscalização desenvolvida pelo controle externo”.
 
E informou que Suricato tem recebido constantemente visitas de muitos Tribunais de Contas, do Brasil, da União Europeia, de África, além de outros órgãos públicos interessados em replicar a ideia original como o TCU, TCMRJ, TCEBA, Tribunal de Contas Europeu, Tribunal Administrativo de Moçambique, Abin, Polícia Civil de MG, MP do Estado de MG.
 
O pronunciamento completo do conselheiro Sebastião Helvecio pode ser acessado CLIQUE AQUI
 
Márcio de Ávila Rodrigues / Coordenadoria de Jornalismo e Redação/Diretoria de Comunicação Social