Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Sebastião Helvecio recebe honraria do TCE catarinense

25/08/2021

O conselheiro Sebastião Helvecio recebeu no último dia 11 de agosto a homenagem em comemoração ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, concedida pelo Tribunal de Contas catarinense. A “Honraria do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina” é composta por uma réplica, em miniatura, da “Estátua de Anita Garibaldi”, do quadro “Proclamação da República Juliana” e por um diploma. O intuito é reconhecer o trabalho importante desenvolvido por servidores do Controle Externo em todo Brasil. O evento integra o calendário comemorativo pelos 65 anos do TCE catarinense. A entrega foi feita de forma virtual em uma sessão plenária especial, transmitida pelo YouTube, presidida pelo conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

Além do conselheiro Helvecio, foram homenageados os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes; do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Joaquim Castro Neto (TCM-GO); da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB); da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), conselheiro Thiers Montebello (TCM-RJ); do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Bonilha (TCE-PR); e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), procuradora-geral do MPC de Santa Catarina, Cibelly Farias. Também homenageados os conselheiros Valdecir Pascoal (TCE-PE) e Edilson de Sousa (TCE-RO).

Anita Garibaldi nasceu Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, em 31 de agosto de 1821 na cidade de Laguna, em Santa Catariana. Reconhecida como a “heroína de dois mundos”, Anita participou de importantes revoluções no Brasil, como a Guerra dos Farrapos, e na Itália, onde lutou pela unificação do país sob a forma de uma república. Sempre ao lado do marido, o revolucionário Giuseppe Garibaldi, ela travou batalhas também no Uruguai e na França, países onde é recorrentemente homenageada.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação