Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Contratação de pessoal em tempo de covid-19 é tema de consulta ao Tribunal de Contas

23/11/2020

Mais uma vez, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais orientou os gestores públicos das áreas estadual e municipal sobre as alterações impostas pela Lei Complementar nº 173/20, de maio de 2020, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Na sessão semanal de Pleno (18/11/2020) os conselheiros aprovaram o parecer do relator Cláudio Terrão que analisou os formatos de realização de concurso público e de admissão e contratação de pessoal nos órgãos e entidades vinculados aos entes afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da covid-19.
 
As informações foram emitidas em uma consulta (processo nº 1.092.248) formulada pelo presidente da Câmara Municipal de Jacuí, José Carlos Arantes, e respondida pelo conselheiro Cláudio Terrão, em voto aprovado por unanimidade. A sessão foi realizada sem público, em formato de teleconferência. As íntegras das consultas são disponibilizadas no Portal do TCE, através de vários acessos como o Diário Oficial de Contas (DOC), notas taquigráficas e o TC-Juris. As respostas da Corte de Contas possuem valor normativo e podem ser aplicadas em casos análogos.
 
O relator informou que os órgãos abrangidos na análise poderão realizar concurso público para o provimento dos cargos efetivos e empregos públicos que não impliquem aumento global de despesas com pessoal. A reposição e o provimento dos cargos efetivos e empregos públicos por concurso público são permitidos nas condições analisadas pelo Tribunal.
 
Já a admissão e contratação sem concurso público são possíveis nas condições descritas em oito tópicos. O relator destaca que “os atos de admissão de pessoal deverão observar os demais balizamentos da própria Lei Complementar nº 173/20, da Lei Complementar nº 101/00, e da legislação eleitoral (em especial, o art. 73, inciso V, da Lei nº 9.504/97)”.
 
Márcio de Ávila Rodrigues / Coordenadoria de Jornalismo e Redação – Diretoria de Comunicação Social