Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Eleição é o tema da nova edição da Revista do TCEMG

27/09/2016

O Tribunal de Contas acaba de lançar a nova edição de sua Revista, referente ao 2º trimestre de 2016. O tema em destaque, no volume 34, número 2, é Eleição. O Ensaio, de autoria de Caldas Furtado, conselheiro do TCE do Maranhão, tem o título A Lista do Tribunal de Contas para a Justiça Eleitoral. Sobre o mesmo assunto, a seção Estudo Técnico traz trabalho do especialista em Gestão Pública e servidor do TCEMG, Alexandre Pires de Lima, com os aspectos operacionais da “Lista do TRE” no Tribunal mineiro. Na seção Doutrina, a doutora em Administração Luciana Silva Custódio disserta sobre os prefeitos eleitos pelos brasileiros desde os anos 2000, fazendo “uma análise do perfil do representante do Executivo municipal”.

Em Pareceres e Decisões, a revista destaca deliberação da Segunda Câmara da Corte de Contas de Minas Gerais, em processo relatado pelo conselheiro substituto Hamilton Coelho. Na seção Resenhas, Resumos e Comunicações Científicas, a obra Impeachment, de autoria de Marcelo Galuppo, é analisada pelo doutor em Direito e servidor do TCEMG, Edgard Audomar Marx Neto. Em Comentando a Jurisprudência, a especialista em Direito e servidora do Tribunal, Cláudia Costa de Araújo Fusco, ensina sobre Restos a Pagar em último ano de mandato.

A coordenadora da Revista do TCEMG, Denise Mariano de Paula, informou que esta edição contou com a colaboração de membros deste e de outros tribunais, além de servidores da Casa. "Eles discorreram com muita propriedade sobre Restos a pagar em ano eleitoral e sobre a lista encaminhada à Justiça Eleitoral. Participaram desta edição, acrescentando-lhe densidade científica e acadêmica, além da Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Milene Cunha, pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas,  do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul e da PUC Minas de Belo Horizonte”, comentou Denise Mariano.

Homenagem

O homenageado desta edição é o mineiro de Carangola, Victor Nunes Leal, homem público, advogado, jornalista, professor universitário e ministro. Sua maior obra foi Coronelismo, Enxada e Voto: o município e o regime representativo no Brasil. A homenagem teve a assinatura de Bruno Carazza,  doutor em Direito pela UFMG, mestre em Economia pela UnB, e autor do blog Leis e Números (www.leisenumeros.com.br). De acordo com esse autor, Nunes Leal se tornou notável por estudar um fenômeno específico – a influência política dos coronéis – como parte de um sistema nacional, abrangendo as relações federativas (União, estados e municípios) e os três poderes da República, combinando fatores econômicos, políticos e sociais para analisar o tema.

Bruno Carazza analisa: "neste ano teremos eleições para prefeitos e vereadores nos 5.570 municípios brasileiros. Sem nenhuma mudança radical na estrutura de distribuição de renda ou no sistema de representação político-partidária, é fácil identificar que o sistema de poder descrito por Victor Nunes Leal prevalece entre nós. E, infelizmente, grande parte dos 144.088.912 eleitores brasileiros, trocaremos nosso voto em gratidão ou na esperança de receber migalhas de direitos dos governantes eleitos: um reforço de segurança no nosso bairro, uma ambulância para levar-nos a uma consulta na capital, uma rua asfaltada ou até, quem sabe, a promessa de um cargo comissionado no gabinete do futuro vereador... Quase setenta anos depois de publicado o livro de Victor Nunes Leal, nós brasileiros continuamos na enxada, garantindo votos para os velhos e novos coronéis".