Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Técnico do TCEMG e os Municípios leva capacitação a Poços de Caldas

07/04/2022

Mesa de honra de abertura do evento

 A Equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais iniciou hoje, 07 de abril, em Poços de Caldas, o segundo Encontro Técnico de 2022, abordando o tema O benefício do controle para a transformação das cidades mineiras. O evento contou com mais de 250 inscritos, vindos de 37 municípios da região. O assessor da presidência, Marconi Braga, representou o presidente do TCEMG, Mauri Torres, e fez o discurso de abertura da cerimônia.

Marconi Braga afirmou que a nova visão dos Tribunais de Contas e, principalmente, do TCEMG é primeiro orientar para depois fiscalizar, e, se for o caso, punir. Segundo ele, a proposta é ajudar a administração pública - estadual e municipal, apontando as falhas durante a gestão dos recursos. Ele usou como exemplo uma concessão de transporte público, afirmando que o Tribunal de Contas pode ajudar quando identifica uma falha no edital e o suspende para que haja tempo de ser corrigido e possa seguir os trâmites para atender à população o quanto antes. Marconi falou, também, da base de sustentação da governança pública: liderança dos gestores, planejamento de governo e controle interno e externo. Estes pontos são essenciais para a preservação da boa gestão dos recursos públicos, e já estão sendo implantados por alguns municípios do Estado.

A capacitação começou com a palestra de Alex Lopes, coordenador de Fiscalização Integrada dos Municípios, que abordou um tema sensível à maioria das prefeituras, a Lei 23.830/21, que trata da gestão e do controle dos recursos recebidos por danos socioambientais. Para a mesorregião Sudoeste, onde está localizada a cidade de Poços de Caldas, foram destinados R$ 216 milhões resultantes da partilha dos recursos da assinatura de acordo judicial de reparação entre o Governo do Estado e a Vale S.A. Alex relembrou as palavras do governador, que disse que "este dinheiro não é para o caixa dos municípios; o povo vai receber um legado, exclusivamente em investimentos". O coordenador falou da importância da aplicação correta destes recursos e esclareceu como devem ser feitas as classificações na prestação de contas.

A segunda palestra foi do diretor Henrique Quites, que apresentou o Suricato ao público. Quites  usou como exemplo o time de futebol América Mineiro, que fez um grande investimento em base de dados em 2016 e hoje colhe resultados positivos, como a subida para a série A e a classificação na Copa Libertadores. O diretor do Suricato mostrou a importância dos dados para o TCEMG se fazer presente nos 853 municípios. Para ele o essencial é fazer um acompanhamento capaz de propor ações necessárias a tempo de gerar resultados positivos para a gestão pública.

Na tarde desta quinta-feira ainda haverá palestras com a coordenadora da Secretaria da Ouvidoria do TCEMG, Renata Silveira, e com a analista de controle externo Milena Alves, que abordará a nova lei de licitações; em seguida o analista do TCEMG João Henrique Medeiros apresentará "o novo Fundeb", e, por fim, o analista Saulo Ramos irá falar sobre as ações de fiscalização do TCEMG.

A abertura oficial da cerimônia contou com a presença do prefeito de Poços de Caldas, Sérgio de Azevedo, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Heitor, do diretor da Associação de Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Amesp), Moacyr Franco e do Secretário de Controle Interno de Poços de Caldas, Rogério Moisés, que compuseram a mesa de honra, juntamente com o assessor Marconi Braga.

Na sexta-feira, dia 08 de abril, a abertura do evento será feita pela coordenadora do SICOM, Edina Motta, que irá apresentar o SICOM aos participantes. Logo após, Ana Paula Amaral e Paulo Cota abordarão os sistemas do Tribunal de Contas, CAPMG e SISOP. O encerramento ficará por conta de Guilherme Levy, coordenador do AMM Licita, que irá apresentar a plataforma digital da Associação Mineira dos Municípios.

O  assessor da presidência, Marconi Braga.


Alda Clara / Coordenadoria de Jornalismo e Redação