Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escola de Contas inicia terceira edição de curso de pós-graduação à distância

15/03/2022

Foto: João Cerqueira
A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) iniciou, em março, o curso de pós-graduação lato sensu em Finanças Públicas, na modalidade à distância (EAD). A aula inaugural, via plataforma Teams, foi ministrada pela coordenadora do curso, a professora Luciana Raso. 
 
Neste primeiro momento, os alunos do curso, todos servidores públicos de municípios com até 50 mil habitantes, tiveram uma introdução ao controle externo e ao curso, além de conhecerem espaços de aprendizagem da Escola de Contas, como o núcleo de EAD, a Secretaria Acadêmica e a Biblioteca Virtual. A diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, fez o encerramento das atividades do primeiro dia. A aula magna do curso foi ministrada, no dia 08 de março, pela coordenadora Luciana Raso e, em seguida, os alunos tiveram uma atividade avaliativa. 
 
Esta é a terceira edição do curso de pós-graduação em Finanças Públicas na Escola de Contas, que tem o objetivo de formar servidores, proporcionando conhecimentos e habilidades específicos ao aperfeiçoamento do controle externo de contas, além de conscientizar os servidores sobre a importância de uma atuação transparente e responsável. As aulas ocorrerão durante todo o ano, com previsão de encerramento para o início de dezembro.
 
Veja abaixo uma entrevista com a coordenadora do curso, Luciana Raso.
 
1 – Qual a expectativa para essa edição do curso? São quantos alunos, de quantos municípios? Tem alguma novidade?
 
Nesta edição, estão iniciando 12O alunos, todos jurisdicionados de 117 municípios mineiros, com população de até 50 mil habitantes. O curso segue com a mesma estruturação das duas últimas ofertas. É realizado em quatro módulos com carga horária total de 432 horas-aula.  Existem dois momentos presenciais: um ocorre nas duas aulas magnas referentes à primeira disciplina do curso "Introdução ao Controle Externo e ao curso de Finanças Públicas do TCEMG" e o outro momento presencial é na banca de apresentação do TCC, desde que as condições sanitárias permitem. Nesta oferta, contaremos com um corpo docente maior; os professores tutores das outras ofertas permanecem, mas chegam para somar outros novos.
 
2 – Fale um pouco sobre essa atividade inicial, da vinda dos alunos até ao TCE, à Escola. Qual a importância desta atividade?
 
As aulas presenciais são referentes à primeira disciplina: Introdução ao Controle Externo e ao curso de Finanças Públicas do TCEMG. Neste ano, as aulas aconteceram de forma remota, via plataforma Microsoft Teams, devido às restrições sanitárias causadas pela covid 19. A disciplina, ministrada por mim, tem uma carga horária de 20 horas aulas.
 
O objetivo da disciplina é apresentar aos novos alunos o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e suas principais competências, além de aspectos inerentes ao controle externo. Nestas aulas iniciais, os alunos também conhecem toda a estrutura e dinâmica do curso, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), as netiquetas, que são regras de comportamento no ambiente virtual, aspectos gerais da modalidade de educação a distância e quais habilidades eles devem ter ou desenvolver para darem seguimento ao curso com sucesso. Além disso, tiveram explanações sobre as normas da Secretaria Acadêmica e do Sistema de Gestão Acadêmico (SGA) e os processos relacionados às pesquisas na biblioteca do TCEMG. 
 
O primeiro dia de aula contou, ainda, com a participação da equipe da escola: a pedagoga Débora Campos, a secretária Acadêmica Regina Kelles e Cláudia Fernandes, coordenadora da Coordenadoria de Biblioteca e Gestão da Informação (CBGI).
 
3 – A oportunidade que o TCEMG oferta aos servidores municipais pode também gerar um benefício direto para toda a sociedade?
 
Além de levar uma capacitação aos servidores de municípios mais distantes, o curso de especialização em Finanças Públicas lato sensu, possibilita a estes jurisdicionados a oportunidade de aperfeiçoamento e crescimento profissional, possibilitando aplicar os conhecimentos na prática, nos seus respectivos orgãos públicos, melhorando os serviços prestados e beneficiando diretamente a população.
 
4 – Deixe um recado para os alunos e para aqueles que possam eventualmente se interessar por fazer a especialização nos próximos anos....
 
A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo é a única Escola de Contas do país que possui o credenciamento do MEC para oferta de pós-graduação 100% a distância. A escola conta com uma equipe multidisciplinar integrada e que busca de forma contínua a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, buscando sempre melhorias. Além disso, conta com uma equipe docente experiente e capacitada, formada por especialistas, mestres e doutores, em sua maioria servidores da casa. 
O edital para seleção de alunos é lançado anualmente, com critérios específicos definidos no documento. Aos jurisdicionados que possuem interesse em cursar a especialização, a dica é que estejam sempre atentos ao DOC e acompanhem o site da Escola de Contas, aonde são postadas notícias de cursos e eventos diariamente.
 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação