Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escola de Contas lança relatório de atividades anual

25/01/2022

A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo publicou o relatório anual com as informações referentes a 2021. O documento tem o objetivo de mostrar de forma prática todas as ações desenvolvidas pela instituição.

Nos últimos dois anos, a Escola de Contas tem enfrentado o desafio da implementação do curso de pós-graduação realizado completamente a distância. A realização já era um projeto antes mesmo do advento da pandemia de Covid-19 e se intensificou e foi ampliado para a criação de outros cursos produzidos de forma remota.

Só em 2021, a Escola foi responsável pela capacitação de 21.094 pessoas, entre jurisdicionados e analistas de controle externo. Entre esses, 136 foram alunos certificados no curso de pós-graduação em Finanças Públicas. 

Além do curso remoto de pós graduação, outras 62 ações de capacitação foram realizadas e 23 atividades de capacitação apoiadas. 91% dos 853 municípios mineiros foram atingidos pelos cursos e eventos realizados.

Responsabilidade também da Escola, a Biblioteca teve 6107 atendimentos ao público interno e externo e 2858 empréstimos, renovações e devoluções de publicações. Foram feitos 7152 acessos on-line aos arquivos da Biblioteca Digital do TCEMG.

Outras informações podem ser vistas no relatório. Basta clicar aqui.

O histórico de capacitação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) não é uma novidade. O primeiro grande evento dedicado à capacitação dos jurisdicionados foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Assuntos Municipais (SEAM), em 1988, e tratou de temas relacionados à prestação de contas anual. E desde então não parou mais.

No ano seguinte, “as ações de capacitação se tornaram uma constante, principalmente com o treinamento do corpo interno dos servidores. Naquele ano, foi firmada uma parceria com a Fundação João Pinheiro que ministrou cursos nas áreas de contabilidade, leis orgânicas de Municípios, direito e legislação de pessoal”, conforme informações do site da Escola de Contas.

A necessidade de se criar um ambiente voltado à qualificação do corpo técnico e desempenhar o papel pedagógico do TCEMG foi concretizado em 1994, quando se instituiu a Escola de Contas. Porém, somente dois anos mais tarde, por meio da Resolução n. 3/96, na gestão do Presidente Flávio Régis Xavier de Moura e Castro, foi criada a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, quando foram iniciadas as atividades.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação