Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Guaxupé abre série de encontros sobre as contas no último ano de mandato

05/03/2020

O diretor-geral do TCEMG durante abertura do Encontro Técnico  (Foto: Thiago Rios Gomes)

O Encontro Técnico em Guaxupé (Sul de Minas) é o primeiro da série de sete eventos de capacitação que o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) preparou para 2020. Dessa vez, o tema é Fechando as contas no último ano de mandato – Governança, Prevenção e Riscos. Desde 2010, a Escola de Contas e Capacitação realiza esse “workshop” por todas as regiões do Estado.

O Teatro Municipal da cidade recebeu mais de 200 participantes de 46 municípios entre prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários municipais e agentes públicos em geral que debateram o tema durante toda manhã de hoje, 05/03/2020.

O diretor-geral do TCEMG, Marconi Braga, foi o responsável pela abertura do evento. Marconi resgatou a origem do nome da cidade de Guaxupé (que quer dizer o caminho das abelhas) para lembrar que o trabalho desenvolvido pelos agentes públicos deve ser como o das abelhas que “vivem em uma incrível cooperação e compartilhamento de informações e, dessa forma, garantem o bom funcionamento da colmeia que pode ser comparada à sociedade”.

Para o prefeito de Guaxupé, Jarbas Correa Filho, a presença do Tribunal de Contas no município é extremamente importante porque “traz informações que esclarecem dúvidas não só nossas de Guaxupé, mas também de vários outros participantes que representam seus municípios”. O presidente da Câmara Municipal de Guaxupé, vereador Leonardo Donizete de Moraes, destacou que a presença do Tribunal pela primeira vez na cidade “democratiza o acesso às informações a todos agentes políticos”. Para o vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog) e prefeito de Cabo Verde, Edson José Ferreira, a chegada do Tribunal de Contas “neste último ano de mandato é muito oportuna para ensinar como agir neste período tão complicado”.

O coordenador da Macrogestão Governamental do Estado, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, abriu a série de palestras técnicas que acontecem até amanhã, 06/03. Pedro falou sobre Despesas com Pessoal e Endividamento no Último Ano de Mandato e explicou algumas condutas que são vedadas neste período como, por exemplo, as despesas com publicidade, as nomeações de servidores, o aumento com gastos de pessoal entre outros.

José Clemente Santos, coordenador de Análise de Contas de Governos Municipais, encerrou a manhã com o tema Principais Dúvidas na Prestação de Contas e Créditos Adicionais. Clemente listou alguns exemplos de créditos adicionais que só devem ser utilizados em situações específicas como os créditos suplementares, os especiais e os extraordinários.

Durante a tarde, os analistas de Controle Externo do TCEMG Jonas Vale e Douglas Emanuel falaram sobre Principais Dúvidas na Contratação de Ativos de Iluminação Pública. O diretor-geral do TCE, Marconi Braga, abordou Restos a Pagar no Último Ano de Mandato, o analista Sandro Miguez de Souza falou sobre Controle das Despesas Públicas Através do Sistema Sisop, o analista José Francisco sobre Ouvidoria, Controle Social e Lei de Acesso à Informação nos Municípios e a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Garcia Mourthé, encerrou as palestras do dia com o tema Qualidade da Educação – O TCEMG em Ação.

Amanhã, 06, o assessor do vice-presidente do TCEMG, Paulo Henrique Figueiredo apresenta o Projeto Receitas Públicas Municipais, o coordenador de Capacitação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Henrique Quites ministra a palestra Governança e Compliance na Gestão Municipal e o Diretor da Regional Sul das Escolas do Senac, Júlio Ribeiro, fala sobre O Senac e o Auxílio no Desenvolvimento Econômico dos Municípios.

Durante os dois dias de evento, o Tribunal mantém stands permanentes para os participantes esclarecerem dúvidas sobre Sisop, o Sicom, o aplicativo Na Ponta do Lápis e sobre a implantação das ouvidorias municipais. Realizados há 10 anos, os encontros técnicos do TCEMG têm como objetivo capacitar prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários municipais e agentes públicos em geral. 

 


Thiago Rios Gomes

 

Fotos (por Thiago Rios Gomes): 

 

Coordenador do TCEMG Pedro Azevedo Coordenador do TCEMG José Clemente
Presidente da Câmara de Guaxupé, Leonardo Donizete Prefeito de Guaxupé, Jarbas Filho
Prefeito de Cabo Verde, Edson Ferreira Mesa de abertura

 

Flickr: 

Encontro Técnico 2020 em Guaxupé