Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Impactos da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos são analisados por especialistas no MPC-MG

28/07/2021

Com o tema “Inovações e impactos da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos no âmbito das contratações públicas”, encerrou-se no dia 02/07/2021 o 3° Curso Online de Capacitação Interna do MPC-MG. O permanente aperfeiçoamento do seu corpo técnico tem sido meta central da atual gestão do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, visando à melhoria qualitativa dos serviços prestados pela instituição. O 3° Curso Online de Capacitação Interna desenvolvido ao longo de toda essa semana compõe mais uma etapa do II PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INTERNA DO MPC-MG.

Veja o vídeo do dia 02/07 no link

O evento foi aberto pela procuradora-geral, Elke Andrade Soares de Moura, na segunda-feira, 28/06, e contou com a palestra magna proferida pelo senador da República e relator da Lei nº 14.133/21, Antônio Anastasia, que abordou os princípios e fundamentos do novo normativo, ressaltando que o Curso de Capacitação realizado pelo MPC/MG “é um programa inovador no Estado de Minas Gerais”.

Na sequência, foi realizada a exposição do presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Edgar Guimarães, que abordou questões relacionadas à vigência e à eficácia do novo diploma normativo, bem como à autonomia dos entes federativos para regulamentação das matérias constantes na seara das normas específicas, trazendo para reflexão oportunas críticas sobre o tema.
Ainda no 1º dia da capacitação, palestrou a professora e analista de controle externo do TCEMG, Daniela Mello Coelho, discorrendo sobre o âmbito de incidência da nova lei e aspectos concernentes aos contratos administrativos.

Veja o vídeo do dia 28/06 neste link


O 2º dia dos trabalhos (29/06) foi mediado pela subprocuradora-geral Cristina Melo e contou com as palestras do secretário de controle externo do Sistema Financeiro Nacional do TCU, Rafael Jardim Cavalcante, e da profª Cristiana Fortini. Convidado para tratar dos temas relacionados às novas regras aplicáveis às licitações de obras e serviços de engenharia, o secretário também apontou alguns “paradoxos da nova lei”, enquanto a profª Cristina Fortini fez um apanhado acerca das modalidades, critérios e métodos de disputa, ressaltando “a necessidade de compreensão dos aspectos estruturais da lei”, fundamentando sua opinião nas correntes doutrinárias existentes.

Veja o vídeo do dia 29/06 neste link


Já no dia 30/6, os painéis ficaram a cargo do presidente da Associação Nacional de Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Ismar Viana, e do procurador-geral do MPC-RN, Thiago Guterres, com a moderação do procurador Daniel Guimarães. O primeiro expositor discorreu sobre a gestão de riscos e a visão dos controles preventivos, sempre com um olhar atento para a moralidade e a economicidade das contratações, enquanto o segundo palestrante cuidou das novidades em matéria de dispensas e inexigibilidades e do processo de contratação direta, ilustrando com casos práticos.

Veja o vídeo do dia 30/06 neste link


No 4º dia do evento (1º/07), com a moderação da procuradora Maria Cecília Borges, foram realizados três painéis. O procurador federal da AGU, Rafael Sérgio Oliveira, esmiuçou os procedimentos da nova lei, bem como suas variações, e, ainda, ressaltou aspectos positivos do novo diálogo competitivo, por “fomentar que o mercado traga boas resoluções”. A vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo, Tatiana Camarão, destacou as contratações centralizadas como uma preocupação da nova lei, salientando a importância da governança, pilar importante trazido pela normativa recém-inaugurada. Já o expositor Silvio César Lima, coordenador-geral da Central de Compras da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, abordou a gestão de riscos sobre a ótica corporativa, asseverando que “gestão de risco é um instrumento de qualificação das decisões.”

Veja o vídeo do dia 1º/07 neste link

No dia 02/07/2021, último dia da capacitação, a procuradora Sara Meinberg, na qualidade de moderadora, conduziu os debates realizados pelo prof. Cláudio Sarian, auditor de controle externo do TCU, cuja temática abrangeu o Portal Nacional de Contratações Públicas, bem como as regras específicas para as compras e serviços e os instrumentos auxiliares de contratação; e pelo procurador do MPC-MG, Marcílio Barenco, que discorreu acerca das nulidades contratuais e dos meios alternativos de prevenção e resolução de controvérsias.


No encerramento oficial, a procuradora-geral Elke Moura agradeceu aos palestrantes, aos moderadores e a todos que contribuíram para a realização desse profícuo curso de capacitação, destacando a excelência das palestras e a relevância da discussão realizada, salientando, ao final, que as reflexões lançadas ao longo de toda a semana evidenciam a necessidade de que todos se debrucem sobre a nova lei, para aprofundamento da compreensão de todo o importante conjunto normativo trazido para regência das licitações e contratações no âmbito da Administração Pública.


As palestras proferidas no 3° Curso Online de Capacitação promovido pelo MPC/MG estarão, em breve, disponíveis a todos os interessados no nosso canal do YouTube. Esse é o compromisso do MPC-MG com a disseminação do conhecimento de matérias relevantes para o aprimoramento do trabalho de administradores, administrados e operadores do controle.

Fonte: MPC-MG