Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Instituto Rui Barbosa defende proteção de dados e acesso à internet aos estudantes

16/07/2020

Foto: pexels.com, marcada para uso livre

O Instituto Rui Barbosa (IRB) demonstrou preocupação em relação ao tratamento e proteção dos dados de estudantes que estão utilizando plataformas digitais atualmente. No último dia 6, o presidente do Instituto (conselheiro Cezar Miola) emitiu uma Nota da Comissão Técnica de Educação (CTE-IRB) orientando os tribunais de contas sobre o assunto. A Nota Técnica CTE-IRB número 3/2020 sugeriu itens a serem analisados durante a fiscalização na área educacional pública.

Perguntas como: “É possível o uso de tecnologia sem o fornecimento e a disponibilização de dados? Haverá a transferência ou o tratamento de dados dos seus titulares? Quais serão os dados disponibilizados?” estão entre as sugestões de análise. A ideia é fiscalizar a utilização da tecnologia nas atividades de ensino remoto adotadas pelos entes públicos.

Outra preocupação do Instituto Rui Barbosa é em relação ao acompanhamento das estratégias das redes de ensino para promover o acesso dos alunos a equipamentos e recursos tecnológicos (inclusive internet). No dia 15 de julho (ontem), nove dias depois da publicação da Nota técnica anterior, o IRB publicou a Nota Técnica CTE-IRB número 04/2020 para dar sugestões e fazer recomendações aos tribunais de contas do Brasil sobre o tema.

“Buscar informações nas redes públicas de ensino quanto ao número de alunos que não possuem acesso a computadores ou à internet e pesquisar sobre as medidas adotadas para viabilizar o acesso” são algumas das sugestões do documento.

A Nota também sugere solicitar ao poder público local o suporte às redes com iniciativas voltadas ao cumprimento das estratégias 7.15 e 7.20 do Plano Nacional de Educação (adaptadas ao contexto da pandemia decorrente da covid-19). A estratégia número 7 do Plano Nacional de Educação está relacionada com a promoção humanística, científica e tecnológica do país.

Por fim, a Nota sugere aos tribunais de contas verificar se as redes de educação estão disponibilizando acesso a computadores com internet nas escolas (por meio de agendamento de horários e adoção dos protocolos de saúde) para os alunos que ainda não possuam esses recursos em suas casas.

Sobre o Instituto Rui Barbosa 

O Instituto Rui Barbosa (IRB) busca aperfeiçoar as atividades dos tribunais de contas do Brasil com pesquisas e estudos.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG)