Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ministra do STF discursa em lançamento de livro do conselheiro Durval Ângelo

18/03/2022

Conselheiro Durval Ângelo e ministra Carmen Lúcia (Foto: Lucas Borges / CJR)

Na manhã desta sexta-feira, 18 de março, o conselheiro Durval Ângelo lançou seu novo livro Palavras, atos e julgados de um Conselheiro de Contas, no auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais -TCEMG. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, que também assinou o prefácio do livro.

A ministra em seu discurso se referiu ao “amigo Durval” como “um ser humano inquieto e que inquieta todo mundo que estiver perto”. Ela disse que são estes amigos inquietos que a fazem “movimentar e ter na vida a absoluta distância da indolência moral e cívica”. Ela afirmou que ao longo destes trinta anos de amizade, “há algo que se mantém rígido e permanente, é a nossa esperança, com muita ação, para que tenhamos um Brasil, como está no art. 3º da Constituição, no sentido de construção de uma sociedade livre, justa e solidária.”.

Durval Ângelo disse que é da lavra da ministra Carmen Lúcia as principais decisões sobre a autonomia e a importância dos órgãos de controle na transparência da coisa pública, no combate à corrupção e, no exercício do seu mister, a serviço do povo e da democracia.

O vice-presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, foi o responsável para dar as boas-vindas em nome do Tribunal de Contas. Ele afirmou que “a escolha da signatária do prefácio da obra, não poderia ter sido melhor. Expoente da magistratura nacional, a ministra traz na alma o amor pela docência, professora que é e sempre será”. E completou, “escutar a ministra aqui, hoje, será, mais uma vez, ouvir lições de valor inestimável e desfrutar do seu vasto conhecimento”. 

A mesa de honra teve a presença do conselheiro corregedor do TCEMG, Durval Ângelo; da ministra do STF, Carmen Lúcia, do vice-presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, procuradora geral do Ministério Público de Contas, Elke Andrade, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas, deputado Agostinho Patrus, e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Marcos Lincoln dos Santos.

O livro não é a primeira obra publicada pelo conselheiro, que já abordou assuntos como como fé e política, direitos humanos e participação popular. O conteúdo agora é sobre questões da esfera do Direito Público e do Direito Administrativo, na perspectiva da atuação dos tribunais de contas.

O autor discute temas controversos e complexos, ao comentar seus votos como relator de processos de grande relevância julgados pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais. Alguns deles, levaram a decisões inéditas, que se tornaram referência para os demais tribunais de contas do país em questões para as quais ainda não havia consenso.

O lançamento do Livro Palavras, atos e julgados de um Conselheiro de Contas foi transmitido pela TVTCE, para assistir, clique aqui.

Alda Clara

 


 

Gravação do evento