Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Parceria entre ARCCO e TCE celebra Dia Internacional contra Corrupção

06/12/2021

Mais de cem países celebram no mês de dezembro o Dia Internacional contra Corrupção. A data oficial é no 9 e foi promulgada em 2003 pelos estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entrando em vigor dois anos mais tarde, com o objetivo de discutir medidas de prevenção e punitivas contra o crime. Hoje, 6 de dezembro, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) manteve a parceria com a Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (ARCCO – Minas Gerais) no debate de temas importantes acerca do combate a imoralidades.

A realização do encontro reforça o propósito de atuação colaborativa do órgãos de controle e demais esferas de poder para melhorar e aprimorar os mecanismos de combate à corrupção.

Na fala de abertura, o presidente do TCE mineiro, conselheiro Mauri Torres, destacou o trabalho desenvolvido pela Rede Mineira de Integridade (RMI), que tem alcançado relevantes resultados para o Estado, “especificamente no que se refere às diretrizes preventivas relacionadas à fiscalização das gestão pública, e ao diagnóstico e ao combate à corrupção”.

Mauri afirmou que “no caso dos órgãos de controle observa-se a emissão de inúmeras recomendações aos órgãos e gestores públicos com a finalidade de difundir a adoção de mecanismos e procedimentos internos de integridade. E com essas ações alinhadas e compartilhadas temos o aumento da transparência, a gestão adequada de recursos e o estreitamento do Estado com a população, com o objetivo de proteger a Administração Pública contra riscos de corrupção e garantir a adequada prestação de serviços à sociedade”, disse.

O conselheiro presidente destacou quatro ações no que diz respeito à atuação do TCEMG junto à Rede Mineira de Integridade: 1 – Implantação de ferramentas de coleta automatizada de dados e informações; 2 – Estruturação de banco de dados de aquisições; 3 – Implantação de trilhas eletrônicas de auditoria; e 4 – Atualização semanal de Registros, Trilhas e Matriz de Priorização e Elaboração de relatórios interativos.

Mauri afirmou que, para o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o desafio sempre será o de fortalecer sua capacidade de inovação, experimentação e interação com os demais órgãos e poderes do Estado de Minas, promovendo um ambiente de aprendizado e aprimoramento contínuos. O TCEMG apoiando e estimulando as ações da Rede Mineira de Integridade (RMI), para a preservação da boa gestão dos recursos públicos em Minas Gerais.

O governador de Minas Gerais Romeu Zema destacou a presença do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, no evento, e lembrou que quando o convidou para assumir o cargo de combate à corrupção deu total autonomia para que ele desenvolvesse o trabalho. Zema que tem o histórico de administração no setor privado, afirmou que “sem transparência e sem bons instrumentos de controle, nós vamos estar propiciando surgimento de coisas inadequadas. E é muito pior quando se trata da coisa pública”. O governador ainda lembrou que Minas foi um dos poucos Estados sem nenhum caso de corrupção nas compras bilionárias em decorrência à pandemia de Covid-19.

Em seguida, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, parabenizou o trabalho que tem sido desempenhado em parceria com outras instituições públicas em prol da sociedade. O procurador-chefe da União no Estado de Minas Gerais, Bráulio Lisboa Lopes, e o defensor público Geral, Gério Patrocínio Soares, agradeceram aos órgãos que trabalham no controle e buscam integridade na administração pública.

Componente da mesa de abertura, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Elke Andrade Soares de Moura, celebrou os resultados exitosos que foram alcançados com a parceria com institucional que foi selada por meio da ARCCO. A procuradora destacou que o sucesso é “fruto do empenho coletivo, onde instituições nas diversas áreas de atuação, com competências individuais, somam expertises, esforços e conjuntamente, podemos atingir melhores resultados”. Elke ainda acrescentou que o papel pedagógico dos órgãos de controle é de “salutar importância, já que com o intuito de informação e formação, nós conseguimos minar na origem muitas dos problemas que hoje nós enfrentamos”, finalizou.

À frente da coordenação executiva da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção Minas Gerais, a servidora do Tribunal de Contas mineiro, Simone Reis de Oliveira.

O evento ainda contou com a presença do conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Durval Angelo; o conselheiro substituto, Telmo de Moura Passareli; e o diretor-geral do TCE, Marconi Braga.

Desafios do combate à corrupção é tema de palestra magna

Mário Spinelli entrou para o serviço público há mais de vinte anos através do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Hoje, auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU) e Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, foi convidado para visitar o TCE e propor um bate papo provocativo sobre a corrupção. Spinelli apresentou percepções sobre o assunto para conceituar o tema, usando de teorias do campo acadêmico, e a partir daí procurar entender quais são os desafios e dilemas.

O auditor apresentou fatores que podem ser as principais causas do advento da corrupção, como o desvio de caráter, valores pessoais, processos culturais, impunidade e afirmou que o crime diminui taxas de crescimento, piora serviço público, aumenta custos à sociedade, amplia vulnerabilidade social e prejudica iniciativas cívicas e econômicas. “Um país com nossas camadas de pobreza e desigualdade não pode se dar ao luxo de ter os níveis de corrupção que nós temos”, alertou.

Spinelli afirmou que a corrupção é o sintoma de que as nossas instituições estão fragilizadas e com o trabalho transparente e eficiente o problema pode ser resolvido.

O evento foi transmitido na íntegra pelo canal TV TCE, no YouTube. Você pode assistir aqui.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação