Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Plano de gestão do biênio 2017/2018 é aprovado

07/07/2017

Foi aprovado ontem (6/7/2017) o plano de gestão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para o biênio 2017/2018. A Portaria nº 50/PRES./2017, que regulamentou as ações, foi publicada no Diário Oficial de Contas (D.O.C.). A norma dispõe que o objetivo é atender a necessidade de definir as diretrizes da gestão, abrangendo os objetivos e as iniciativas estratégicas priorizadas no Plano Estratégico da instituição (2015-2020), além de outras demandas a serem desenvolvidas. O alinhamento das ações organizacionais, visando a obtenção dos resultados, também foi levado em conta.

No Plano, a presidência do TCEMG esclarece que o principal foco de atuação neste biênio será o controle externo dos recursos públicos aplicados em educação. “O Tribunal vai monitorar a qualidade dos serviços prestados pelo Estado e pelos municípios mineiros e ajudar os gestores a melhorar a realidade do ensino. Serão estabelecidas as parcerias necessárias com os municípios e o Estado, com as organizações não governamentais e com a imprensa”, esclareceu o presidente na apresentação do Plano.

Outra diretriz destacada foi o aprimoramento do ambiente da transparência. “Temos a pretensão de torná-lo um exemplo de excelência. O objetivo é não só atender à legislação, com o amplo acesso às informações sobre aplicação de recursos e atos de gestão do próprio Tribunal, em linguagem clara, objetiva e tempestiva, mas, sobretudo, promover a publicidade de toda administração pública, instituindo uma política de dados abertos.”

O Plano também busca “superar velhos paradigmas burocráticos substituindo-os por um modelo de gestão de pessoas que produza resultados efetivos e benefícios sociais”. Na apresentação, a presidência explica que isso será feito por meio de ações que objetivam a revitalização da área meio, a efetividade do uso de toda a base tecnológica construída pelo Tribunal e o fortalecimento do espírito de equipe.

Clique aqui e acesse o Plano de Gestão aprovado

Orientações aos gestores

Os gestores das áreas de Contribuição devem promover o desdobramento do Plano de Gestão em planos anuais, com o apoio do Escritório de Planejamento Estratégico. Eles também devem se reunir com o Escritório para reuniões periódicas com o intuito de acompanhar a implementação das ações previstas. A Portaria prevê, ainda, que o Plano poderá ser revisto, caso ocorra algum fato relevante que justifique o ajuste.

Clique aqui e leia a Portaria que aprovou o Plano de Gestão