Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ponto de Expressão é sucesso de público

21/08/2013

Foto: Thiago Rios GomesEstudantes de Direito, advogados e servidores públicos em atividade de advocacia reuniram-se, na noite de terça-feira (20/08), no Auditório Vivaldi Moreira, para debater o tema “Revisibilidade das decisões dos Tribunais de Contas pelo Poder Judiciário”. Cerca de 200 pessoas assistiram ao debate, que faz parte do Programa Ponto de Expressão, uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), e tem como principal objetivo promover a troca de informações sobre temas atuais do Direito Público.

O Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Sérgio Murilo Diniz Braga, representou o Presidente da OAB-MG, Luis Claudio Chaves, e foi o responsável por mediar o debate. O Consultor-Geral do TCEMG, Paulo Jorge Teixeira, a Diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Natália Araújo, e os professores, Frederico Barbosa Gomes e Luciano Araújo Ferraz foram os debatedores da noite.

Foto: Thiago Rios GomesO público acompanhou, primeiramente, a opinião do Professor Frederico que é favorável à revisibilidade das decisões dos Tribunais de Contas pelo Poder Judiciário. Em seguida, o Professor Luciano explicou os motivos pelos quais acredita que o Poder Judiciário deve, quando entender, rever as decisões das Corte de Contas. A Diretora da Escola de Contas, Natália Araújo, ressaltou a importância da discussão para a sociedade e defendeu que a revisibilidade deve ser avaliada de acordo com cada atividade constitucional dos tribunais de contas. O Consultor do TCEMG, Paulo Jorge, expôs sua opinião, contrária à revisão das decisões pelo Judiciário, fazendo um resgate histórico sobre a discussão. Os quatro debatedores tiveram, ainda, uma oportunidade de réplica.

Ao final, o público também pôde emitir opiniões e fazer perguntas aos debatedores. Estiveram presentes ao evento, o Conselheiro do TCEMG, José Alves Viana, o Subprocurador do Ministério Público de Contas, Daniel Guimarães; as procuradoras Maria Cecilia Borges e Cristina Melo; o Advogado Flávio Boson, o Coordenador e o Professor do Curso de Direito do Centro Universitário Newton Paiva, Emerson Luiz Castro e Gustavo Nassif, respectivamente.


Ponto de Expressão:

O programa é o resultado de uma parceria firmada por meio de um Termo de Cooperação Técnica assinado pelo TCEMG e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) e prevê a realização de mesas redondas para debater temas atuais do Direito Público. Os debates do Programa Ponto de Expressão ocorrem uma vez por mês e a previsão é de que a próxima edição do evento ocorra no dia 24 de setembro de 2013.


Thiago Rios Gomes / Assessoria de Jornalismo e Redação