Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente participa da cerimônia de posse da Defensora Pública Geral de Minas Gerais

06/08/2012


O Presidente do Tribunal de Contas do Estado Minas Gerais , Conselheiro Wanderley Ávila, participou na última quinta-feira, 02 de agosto, juntamente com o Governador do Estado, Antônio Anastasia, da solenidade que empossou Andréa Abritta Garzon Tonet para seu segundo mandato como Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais. Dirigindo a Instituição desde 2010, Andréa Tonet foi reconduzida ao cargo para o biênio 2012/2014.

Iniciando a cerimônia, a Subdefensora Pública-Geral, Ana Cláudia da Silva Alexandre, destacou o papel da Instituição na conquista da justiça social, ao garantir o acesso ao direito aos excluídos, marginalizados e criminalizados. Ao falar sobre o fortalecimento da Defensoria em Minas, Ana Cláudia ressaltou a visão conscienciosa do governador Anastasia. “Sua administração, fundada em princípios de moralidade, ética, boa fé e eficiência, tem sido mola propulsora do crescimento da Instituição”, declarou.

Ana Cláudia elogiou a Defensora Geral e expressou sua expectativa em novas oportunidades de fortalecimento da Defensoria Pública. “Os dois anos da gestão que passaram foram legitimados pela expressiva votação da classe. Os próximos serão legitimados pela força, coragem e empenho de Andréa Tonet, que sabe concretizar alianças, com seu olhar justo, fraterno e humano”, concluiu a Subdefensora.

Apoio

Em seu discurso, a Defensora Pública-Geral, Andréa Tonet, falou sobre o apoio que tem sido dispensado à Instituição. “Não posso olvidar a importância do papel desempenhado pelos Três Poderes, as demais instituições do Estado e, em particular, o apoio que recebi do governador Anastasia, pessoalmente, e por meio de sua equipe, o que contribuiu para dar mais qualidade, abrangência e eficiência aos nossos serviços”.

A dedicação da equipe, o apoio dos órgãos da Administração Superior, dos Defensores Públicos e servidores da Casa também foram destacados pela Defensora Geral.
Andréa Tonet ressaltou a responsabilidade inerente à recondução e a complexidade de sua tarefa como dirigente de uma instituição “heterogênea, com elevado e crescente nível de demandas e responsabilidades”.

Ao falar sobre a consolidação da Defensoria, Andréa Tonet destacou o apoio do governador. “De suas convicções, com base em sua sólida formação jurídica, superaram-se as resistências para os avanços da Instituição. Hoje, não há controvérsia acerca da autonomia da Defensoria Pública, nem dúvidas sobre o seu status jurídico e político”, afirmou a DPG.

Andréa Tonet reforçou o propósito de crescimento da Defensoria Pública. “Nosso projeto é continuar crescendo e firmar nossa autonomia. Estamos caminhando na consolidação de uma Defensoria independente, forte, democrática, unida e participativa, articulada politicamente, próxima do Defensor e servindo ao povo”.

Ao finalizar seu discurso, a DPG agradeceu seus familiares, em especial seu marido, filhos e pais, e expressou seu compromisso com o segundo mandato. “Vamos nos dedicar a construir uma Defensoria Pública que seja modelo para o Brasil. E assim, sermos parceiros do governador, porque nós, Defensores Públicos, podemos e queremos ajudar a fazer de Minas Gerais o melhor estado para se viver”.

Protagonismo

Em seu pronunciamento, Anastasia ressaltou a relevância da Defensoria Pública no cenário institucional mineiro. “Ao longo dos últimos anos, não houve instituição que mais avançou em termos de consolidar sua posição, não só administrativa e financeira, mas, sobretudo de respeito da sociedade; passando a ter protagonismo muito ativo e papel de grande destaque e relevância no âmbito das questões públicas de Minas Gerais”, declarou o governador.

Anastasia destacou ainda a gestão do mandato finalizado. “A dedicação dispensada à Defensoria por Andréa Tonet é notória e o resultado do processo eleitoral da Instituição demonstra o reconhecimento da categoria. Como governador, tenho grande honra em reconduzi-la e tenho a convicção firme e solene de que ao cabo do mandato que ora se inicia, Andréa Tonet concluirá seu ciclo como Defensora Geral, deixando a Defensoria Pública em situação muito melhor”.

Ao finalizar seu discurso, Anastasia reafirmou o compromisso do Governo com a Instituição. “A Defensoria pode contar sempre com o Governo do Estado, os secretários e a estrutura governamental. Ousando falar em nome dos Poderes aqui presentes, todos bem harmônicos com a nossa Defensoria Pública, digo que nós, mineiros, nos orgulhamos muito de termos uma Defensoria composta por profissionais do mais alto gabarito, dedicados e trabalhadores, que respondem às necessidades e certamente, avançarão muito em favor da cidadania em Minas Gerais”, finalizou.

Presenças

Vários defensores públicos e autoridades prestigiaram a solenidade, entre eles, o presidente da Anadep, André Castro. A cerimônia contou ainda com a participação do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador José Herculano Rodrigues e do procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques.