Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Professor do MIT revela importância de informação integrada

19/08/2015

O Professor Cesár Hidaldo ( à esquerda) e O Presidente do TCEMG ( à direita)O físico chileno, pesquisador e professor do Media Lab − órgão integrante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, César Hidalgo, que esteve no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) em 2014, foi o entrevistado da edição 33 da Revista Veja veiculada dia 18 de agosto de 2015. O professor, que também compõe o corpo docente do Instituto de Desenvolvimento Internacional da Universidade americana de Harvard falou sobre desenvolvimento e a capacidade da sociedade em armazenar conhecimento.

Nas páginas amarelas de Veja, o professor conta que desde 2009 desenvolve, com colegas de diversas disciplinas, um indicador sobre a complexidade da economia, “o Economic Complexity Index (ECI). Ele tem uma versão brasileira, o DataViva, fruto de uma parceria entre o MIT e o governo do Estado de Minas Gerais. A complexidade dos produtos de uma região revela muito mais sobre ela do que o produto interno bruto (PIB), pois reflete os investimentos em educação e o tempo de escolaridade da população. São José dos Campos, em São Paulo, o berço da Embraer, é um centro produtor e exportador de aviões. Portanto, juntam-se ali pessoas que entendem de física, outras que sabem desenhar fuselagens e asas ou que dominam a tecnologia da informação. A análise da complexidade de cidades como São José dos Campos e dos produtos que saem delas serve de base para estabelecer políticas que aumentem o potencial de crescimento de muitas regiões”.

Em julho, o TCEMG fechou uma parceria com a Fundação de Amparo e Fomento à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) para utilizar a plataforma Data Viva com o objetivo de viabilizar a criação de uma ferramenta de informática por meio da qual os dados tratados pelo Suricato sejam fornecidos de forma mais útil à sociedade.

Suricato é a Política de Fiscalização Integrada desenvolvida pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais que permite o cruzamento de dados do TCEMG com várias instituições, como, por exemplo, Receitas Federal e Estadual, Ministério do Trabalho, Detran, Crea e Junta Comercial, para conferir maior efetividade nas ações de inteligência do controle externo dos recursos públicos.

Na reunião que teve com o professor César Hidalgo, o Presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvecio, à época Vice-Presidente do Tribunal, apresentou os sistemas de informação desenvolvidos e utilizados pelo Tribunal e falou sobre a Política de Fiscalização Integrada (Suricato). O professor também fez uma breve apresentação de seus trabalhos no Media Lab/MIT que consiste no desenvolvimento de sistemas de informação para ajudar os países a desenvolver políticas públicas aptas a melhorar o nível de vida de seus cidadãos.

Clique e leia a entrevista do professor Cesár Hidalgo à Revista Veja



O Professor participou de reunião técnica realizada em 2014 no TCEMG