Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Resolução regulamenta aplicação de Índice de Efetividade da Gestão Estadual pelo TCEMG

31/08/2021

Foram publicadas no Diário Oficial de Contas (DOC) dessa terça-feira (31/08) a Resolução n. 10/2021, que regulamenta a aplicação do Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE) pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, bem como a Instrução Normativa n. 01/2021 que dispõe sobre a remessa de informações relativas à composição desse índice pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

A iniciativa considerou o Objetivo Estratégico n. 3 definido no Plano Estratégico do Tribunal de Contas para o período de 2021 a 2026; considerou também a necessidade de se alinharem a aplicação, a apuração, a análise e a divulgação dos resultados do IEGE às diretrizes estabelecidas na Norma Brasileira de Auditoria do Setor Público 9020 e na Resolução n. 11, de 16 de dezembro de 2020.

O TCEMG disponibilizará ao Governo do Estado, anualmente, questionários eletrônicos de resposta obrigatória. Para efeito da coleta de informações, será adotado o período compreendido entre o dia 1º de janeiro e o dia 31 de dezembro do exercício financeiro anterior ao exercício da apuração do IEGE. As informações e os resultados da apuração contribuirão para a avaliação da macrogestão do Estado e permitirão o acompanhamento da efetividade da gestão estadual.

A Instrução Normativa n. 01/2021 visa regulamentar os procedimentos referentes à disponibilização, pelo TCEMG, do questionário eletrônico ao Governo de Minas para a remessa das respostas necessárias à composição e apuração do Índice de Efetividade da Gestão Estadual.

Por meio do Núcleo de Avaliação de Programas e Políticas Públicas e sob a supervisão da Superintendência de Controle Externo, a Corte de Contas disponibilizará, em meio eletrônico, ao Governo do Estado, até o dia 30 de janeiro de cada exercício, questionário visando à apuração do IEGE referente ao exercício anterior. As respostas aos quesitos que compõem cada uma das dimensões do IEGE são de responsabilidade do titular de secretaria de estado ou de unidade governamental correspondente a cada uma das dimensões avaliadas, conforme metodologia definida no Manual do IEGE.

Denise de Paula / Jornalismo e Redação