Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Reunião integrada discute processo de trabalho dos atos de aposentadoria

27/10/2020

Aparência da tela no momento da reunião realizada por meio da plataforma Teams

Durante a tarde de ontem  (26/10/2020), a Diretoria de Gestão e Inovação (DGEI) do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) apresentou o processo de trabalho automatizado dos atos de aposentadoria, reforma e pensão. A reunião on-line ocorreu por meio da plataforma Teams.

De acordo com a coordenadora do Escritório de Processos e Projetos Estratégicos, Bárbara Couto, “durante as reuniões do projeto de automatização do processo de atos de aposentadoria, reforma e pensão foi levantada a necessidade de conhecimento do processo de trabalho de ponta a ponta por parte dos envolvidos nestas naturezas processuais”. A coordenadora explicou que “em virtude da automatização das etapas desse processo de trabalho todas as unidades envolvidas foram convidadas a participar da reunião". Bárbara lembrou que a “transformação digital tão desejada aconteceu no meio da pandemia”.

O analista de sistemas Rodolfo Dias apresentou as telas do sistema Fiscalização de Atos de Pessoal (Fiscap). Ele lembrou que as quatro telas de autuação são feitas manualmente atualmente. De agora em diante, com essas novas telas, o trabalho que era feito pela Tecnologia da Informação será executado pela Diretoria de Fiscalização de Atos de Pessoal (DFAP).

A gerente do projeto, Ana Paula Coutinho, fez uma intervenção ressaltando que "não tem como automatizar todo o processo por enquanto". O projeto foi intitulado como "Processos Eletrônicos - Atos de Aposentadoria, Reforma e Pensão".

Apresentação integrada

A analista de controle externo Ornella Dell’Oro explicou os processos oriundos do Fiscap. Já a servidora Maria Beatriz Barbosa (lotada no gabinete do conselheiro Cláudio Couto Terrão) falou sobre as atividades de gabinete neste sentido. A oficial de controle externo Ângela Maria Lopes contou a sua experiência na Segunda Câmara lidando com processos irregulares. O servidor Robson Eugênio Pires também contribuiu com sua vivência nas secretarias das câmaras. A servidora Giovana Lameirinhas falou sobre a rotina na Coordenadoria de Pós-deliberação (Cadel).

Várias dúvidas foram respondidas durante a reunião. Além disso, sugestões de melhorias foram feitas por quem trabalha com os atos de aposentadoria diariamente. Todas as opiniões sobre o aperfeiçoamento do sistema serão analisadas pela Diretoria de Gestão Estratégica e Inovação juntamente com os setores envolvidos.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação