Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Sessão plenária do TCEMG presta homenagem ao Dia do Ouvidor

16/03/2022

A sessão do Tribunal Pleno de hoje, 16 de março, foi marcada por uma homenagem em comemoração ao Dia do Ouvidor. O conselheiro Wanderley Ávila, à frente da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais desde 2021, ressaltou a importância da função em benefício da sociedade. “Ser ouvidor é apresentar perante o órgão os interesses e direitos dos cidadãos que muitas vezes não encontram outro caminho para defesa de seus direitos a não ser pela via conciliadora e agregadora da ouvidoria”, afirmou o decano.

Wanderley lembrou que com o advento da pandemia em decorrência ao Covid-19 e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709 não afetaram o trabalho desenvolvido pelo setor. “Apesar dos desafios impostos à administração pública nesse período de calamidade, a ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais manteve o serviço de comunicação com os usuários dos serviços públicos, com rápidos ajustes ao teletrabalho, e conseguiu preservar a regularidade de suas atividades, sobre tudo, análise, tramitação, conclusão das manifestações recebidas de forma célere e efetiva.”, citou o Expediente 31.707, de 7 de março de 2022, da Secretaria da Ouvidoria.

Em 2020, a ouvidoria recebeu 888 demandas, sendo 99,21% encaminhadas por canais de atendimento online. Além dos meios remotos, a ouvidoria também disponibiliza telefones para facilitar a comunicação com os jurisdicionados e a sociedade. O setor conseguiu responder 71,28% das solicitações no prazo de até cinco dias úteis.

O conselheiro destacou que no ano de 2021, a ouvidoria teve um aumento de 23,53% de demandas, passando de 888 do ano anterior para 1097, e disse que o crescimento se deve à contínua busca de “aperfeiçoamento e alternativas tecnológicas para promover constante inclusão dos usuários e a disseminação de boas práticas por intermédio de eventos de capacitação, palestras e webinários”. Mais de 78% desses requerimentos foram atendimentos no prazo de 5 dias.

Para finalizar a homenagem, Wanderley citou uma passagem do livro Grandes Sertões: Veredas, do escritor mineiro Guimarães Rosa, quando o autor dá a palavra aos cangaceiros e aos jagunços, permitindo que o simplório Riobaldo fosse escutado pelo chefe político e guerreiro, Joca Ramiro. “Assim tem ser nossas instituições, permitir que o mais simples cidadão chegue até nós e seja ouvido.”

O conselheiro Cláudio Terrão reiterou a fala do conselheiro ouvidor e garantiu que a Ouvidoria é “um lugar de acolhimento do cidadão”.

Assista a sessão completa aqui.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação