Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE e OAB-MG lançam Projeto Ponto de Expressão

21/05/2013

A Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene AndradeO Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB-MG) assinaram nesta terça-feira, 21/05/2013, no Auditório Vivaldi Moreira, o Termo de Cooperação Técnica para o lançamento do Projeto Ponto de Expressão. A Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, ressaltou a importância da assinatura do termo. Segundo ela, “trata-se de uma parceria importantíssima para esta Corte de Contas com a qual debateremos temas atuais do Direito Público e também a atuação dos Tribunais de Contas.”

A Presidente também defendeu a atuação dos advogados no Tribunal de Contas. “Entendemos que o contencioso administrativo é uma tarefa de advogado e sem ele não alcançaríamos o justo processo legal. Constitucionalmente, o advogado é indispensável para administração da justiça, a presença do advogado no Tribunal de Contas é de grande importância porque a maioria dos processos que tramitam nessa Corte envolvem assuntos de natureza eminentemente técnico-jurídica e nem sempre o contador está preparado para enfrentar as teses propostas”, afirmou.

O Presidente da OAB-MG, Luis Claudio Chaves, definiu a importância do Termo de Cooperação assinado entre as entidades: “Hoje nós temos a alegria de intensificar a parceria com o Tribunal de Contas de Minas Gerais, criando um projeto inovador que busca priorizar o debate sobre temas relevantes na área do Direito Público. E isso, indubitavelmente, é importante para o Tribunal, para advocacia, para o mundo acadêmico e, mais do que isso, é importante para os entes públicos de forma geral.”

Compuseram a mesa de honra do evento a Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, o Vice-Presidente, Conselheiro Sebastião Helvecio, o Corregedor, Conselheiro Cláudio Terrão, os Conselheiros Wanderley Ávila e José Alves Viana e o Presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Chaves.

Também estiveram presentes os procuradores do Ministério Público de Contas, Cristina Melo e Daniel de Carvalho Guimarães, o Diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB-MG, Marcos Caldas, e os representantes das Faculdades Newton Paiva e Milton Campos, Tiago Freitas e Ana Paula Trindade, respectivamente.

Mesa de Debates:

O Procurador do MP de Contas, Daniel Guimarães, o Diretor da Escola de Contas, Márcio Kelles e o Procurador do Estado de Minas Gerais, Daniel Cabaleiro“Os royalties do petróleo e sua nova divisão federativa” foi o primeiro dos temas a serem abordados no projeto que prevê a realização de uma série de encontros mensais voltados para profissionais da área jurídica e estudantes.

O Procurador do Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas e um dos incentivadores do projeto, Daniel de Carvalho Guimarães, presidiu a Mesa de Debates que teve como integrantes o Professor da Fundação Dom Cabral e Mestre em Direito Econômico pela UFMG, Cláudio Araújo Pinho, o Procurador do Estado de Minas Gerais, Daniel Cabaleiro Saldanha, o Presidente do Instituto de Estudos Fiscais (IEFi), Marciano Seabra de Godoi, e o Diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG, Márcio Ferreira Kelles.





Thiago Rios Gomes / Assessoria de Jornalismo e Redação