Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE emite parecer prévio pela aprovação com ressalva das contas de 2019 do governador

26/05/2021

O relator Durval Ângelo durante leitura do seu voto (Foto: Alda Clara)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais emitiu hoje (26/05/2021), em sessão extraordinária, parecer prévio pela aprovação com ressalva, recomendações e determinações das contas de 2019 do governador Romeu Zema. A decisão foi tomada por maioria de cinco votos a um, em sessão com a participação de todos os conselheiros efetivos da Corte de Contas.

Prevaleceu o voto final do relator do processo nº 1.088.786, conselheiro Durval Ângelo, que acolheu várias modificações e acréscimos dos demais membros do tribunal. Seu voto foi acompanhado pelos conselheiros Wanderley Ávila, Sebastião Helvécio, Mauri Torres e Gilberto Diniz. O revisor do processo, conselheiro Cláudio Couto Terrão, votou pela rejeição das contas, por entender que houve descumprimento do limite máximo constitucional de gastos com pessoal e dos percentuais mínimos com saúde e educação, entre outros apontamentos. O presidente José Alves Viana dirigiu os trabalhos, mas não votou.

A sessão foi exclusiva para este processo, como já é previsto no regimento interno do tribunal. Após uma introdução feita pelo conselheiro relator, foi feita uma explanação pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro,  que cumpriu o prazo limite de 15 minutos.

Após o cumprimento dos últimos trâmites internos, o processo será enviado para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, órgão que tem o dever constitucional de fazer o julgamento das contas do chefe do Poder Executivo estadual.

Márcio de Ávila Rodrigues

Coordenadoria de Jornalismo e Redação – Diretoria de Comunicação Social

 

 

 

 

 Vídeo completo da sessão no YouTube   Álbum de fotos no Flickr (clique na imagem abaixo)
    Balanço geral do Estado