Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE identifica irregularidades em licitação para aquisição de pneus em Moema

19/04/2022

Cidade de Moema/MG, no Alto São Francisco

Na última sessão da Segunda Câmara, 5 de abril, o colegiado confirmou a decisão do conselheiro em exercício Adonias Monteiro no processo n.1102172 e votou pela procedência parcial das irregularidades apontadas na denúncia ao pregão presencial n. 15/2021, processo licitatório n. 335/2021, do município de Moema, localizado na região do Alto São Francisco.

 

Após análise técnica pela unidade competente da Casa, a Câmara concluiu que a exigência de que os pneus sejam de fabricação nacional e fornecidos por revendedores autorizados pelos fabricantes, conforme relatado pelo denunciante Fernando Symcha de Araújo Marçal Vieira, afronta dispositivo da Lei n. 8.666/1993 bem como os princípios da legalidade, da isonomia e da ampla competitividade.

Dessa forma, a Corte de Contas aplicou multa no valor de R$ 1.000,00 ao pregoeiro e subscritor do edital do pregão presencial, Edmilson Batista Nunes, por considerar que essa conduta configura erro grosseiro, e, ainda, recomendou ao atual prefeito, Alaelson Antônio de Oliveira, e ao atual pregoeiro do município que:

– explicitem, em futuros certames licitatórios envolvendo o mesmo objeto, a exigência de certificado de regularidade do Ibama em nome do fabricante ou importador, com o objetivo de atribuir maior clareza aos instrumentos convocatórios;

– abstenham-se, em futuros certames licitatórios envolvendo o mesmo objeto, de exigir que os pneus sejam de fabricação nacional e fornecidos por revendedores autorizados pelos fabricantes;

– envidem esforços para a regulamentação do pregão eletrônico no âmbito municipal, se já não houver sido realizada e, em respeito aos princípios da eficiência, da competitividade e da economicidade, adotem o pregão na forma eletrônica nas próximas licitações de bens e serviços comuns, salvo comprovada impossibilidade ou inviabilidade de sua utilização nesse formato, devidamente justificada nos autos do procedimento licitatório.

Denise de Paula / Jornalismo e Redação