Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG chega ao 20º informativo de acompanhamento semanal dos dados do Painel Vacinômetro-MG

16/09/2021

Foto: Flickr/Governo de SP

Em abril deste ano, o TCEMG iniciou, semanalmente, o controle concomitante dos dados disponíveis no Painel Vacinômetro (https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro) do Estado de Minas Gerais.

A análise visa, entre outras coisas, o aprimoramento da gestão da vacinação no Estado, sendo de suma importância para o momento de calamidade em saúde pública, em que se vive, informações transparentes, confiáveis e tempestivas.

Diante desse cenário, a análise abrange os dados sobre a distribuição de doses, desde a chegada ao Estado até a entrega aos municípios, assim como os dados sobre a aplicação da 1ª dose, 2ª dose e dose única e sobre atualização dos registros no portal, evolução da cobertura vacinal no estado, com base nos dados populacionais do IBGE e FJP, estoques. Compreende ainda, o quantitativo de doses ainda não registradas no painel, bem como a validade dos imunizantes, informações pertinentes contidas nas Notas Técnicas da SES-MG, entre outros.

Durante esse período, foram constatadas inconsistências no banco de dados e ocorrências, tais como:

  • Aplicação de doses superior à quantidade recebida, gerando um “estoque negativo” no município;
  • Aplicação de 2ª dose superior ao que foi aplicado como 1ª dose;
  • Municípios que apresentaram a população descrita como prioritária maior que a população total do município;
  • Vacinas pertencentes a lotes com prazo de validade vencido e que não constam como aplicadas pelo município.

A partir dessas inconsistências e outras situações encontradas, tanto no Painel, quanto no Banco de Dados, são elaborados pontos atenção destacados nos Informativos realizados semanalmente.

Até o Informativo Vacinação Covid-19 nº020/2021, foram relatados 390  pontos de atenção.

Os Informativos elaborados são enviados a órgãos como TCU, CGU, MPEMG, DPEMG, COSEMS e à própria SES-MG para subsidiar ações e tomada de decisões, dentro de cada competência.

Em posse das informações contidas nesses relatórios semanais, é possível contribuir para a correta transparência dos dados, para o auxílio na melhoria desempenho da vacinação, bem como para o alcance da efetividade do programa de imunização.

Os servidores responsáveis pelo trabalho atuam em conjunto e são da Coordenadoria de Auditoria Operacional e da Coordenadoria de Auditoria dos Municípios.


 
Coordenadoria de Auditoria Operacional