Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG paralisa licitação internacional da Cemig

05/08/2020

Na sessão da Primeira Câmara realizada no dia 04/08/2020, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) referendou a decisão monocrática do conselheiro José Alves Viana que suspendeu, liminarmente, o Pregão Eletrônico Internacional  para alienação de uma aeronave, modelo  Beechcraft King Air B200, promovida pela Cemig Distribuição S.A. A determinação  do relator  paralisou  o processo licitatório há um dia da abertura do julgamento previsto para o dia, 24/07/2020.

O processo nº 1.092.423 se iniciou no TCEMG através da denúncia que, dentre outros fatos, apontava uma falha no item 12 do edital. Nele não havia informações sobre o preço mínimo e o valor de balizamento da aeronave.  O voto do conselheiro Viana  destacou que não é possível vender algo que não se sabe quanto custa e qual valor pode ser considerado razoável e proporcional, quando as ofertas forem feitas. O conselheiro também esclareceu “que os princípios da legalidade e da isonomia, insculpidos no inciso XXI do art. 37 da Constituição da República e no art. 3º da Lei n. 8.666, de 1993, constituem alicerces do procedimento licitatório, pois este tem por escopo não só possibilitar a escolha da proposta mais vantajosa, como também resguardar a igualdade de direitos a todos os interessados em contratar com a Administração Pública”.

Fernanda Carneiro Quintão, que assina o edital, e os demais membros da comissão Especial de Alienação: Luísa Lara Oliveira Moreira, Ana Paula Gomes Rodrigues, Leandro Correa de Castro, Vinicius Vieira Sales, Thiago de Queiroz Mesquita e Paulo Gonçalves Vanelli, foram intimados a apresentar documentos e suspender o Pregão internacional  n. 530-G14231, no prazo de cinco dias, sob o risco de serem multados, no caso de descumprimento.


Alda Clara Coordenadoria de Jornalismo e Redação