Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de reunião preparatória na ALMG para lançamento da Rede Ouvir

03/09/2013

Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCEMG, liderada pelo Conselheiro Ouvidor Mauri Torres, participou, nesta terça-feira (03/09), no salão nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, do último encontro realizado antes do lançamento da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, a Rede Ouvir, que acontece oficialmente no dia 18 deste mês de setembro, na sede do TCEMG. Deputados e ouvidores dos órgãos públicos parceiros do TCEMG na criação da Rede Ouvir, assinalaram o importante papel das ouvidorias públicas na sociedade e debateram as metas e objetivos a serem conquistados com a implantação da rede, inédita no País.

Destacando a importância da capacitação dos municípios para implantação de suas próprias Ouvidorias, o Conselheiro Mauri Torres observou que a Rede Ouvir vai trazer mais rapidez e praticidade no atendimento ao cidadão. Também o deputado e ouvidor da ALMG, Inácio Franco, enfatizou esse atendimento mais qualificado e eficaz para a população que virá com a criação da rede. Para o ouvidor geral do Estado e secretário executivo da Rede Ouvir, Fábio Caldeira, a união das ouvidorias será marcada ainda pela transparência no atendimento à população. “O Brasil vive um momento de aprimoramento da democracia e, nesse sentido, a ouvidoria exerce um importante papel de interlocução entre o cidadão e o poder público”, acrescenta.

Durante a reunião, Carlos Alberto Pavan Alvim, chefe de gabinete do Conselheiro Ouvidor do TCEMG, Mauri Torres, detalhou sobre as etapas de criação da Rede Ouvir, que vão desde a conscientização dos participantes até a capacitação, que será iniciada justamente com a série de eventos já programados em todo o Estado até o mês de novembro. Pavan destacou também sobre a necessidade de se disponibilizar ferramentas tecnológicas para registrar as demandas de forma padronizada, de acordo com os recursos e particulares de cada município e entidade envolvida.

Os ouvidores do Tribunal Regional Eleitoral, juiz Maurício Pinto Ferreira, do Tribunal de Justiça, desembargador Doorgal Gustavo de Andrada, e o procurador geral de justiça adjunto administrativo, Mauro Brandão, também compartilham a opinião de que a Rede Ouvir vem reforçar a importância do papel das ouvidorias para a administração pública e para a participação popular.