Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG recebe Especialista em Gestão Financeira do BID

31/07/2013

Foto: Thiago Rios Gomes O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para dar continuidade ao “diálogo de parceria” firmado por meio de um Protocolo de Entendimento entre as duas instituições. Cabe ao TCEMG a realização de auditorias nos contratos de operações de crédito celebrados entre o BID, o Estado de Minas Gerais e os municípios.

A Coordenadoria de Fiscalização de Projetos Financiados por Organismos Internacionais do TCEMG recebeu o especialista em gestão financeira do BID, Túlio Corrêa, para apresentar as agendas de trabalho e aprimorar os trabalhos de auditoria. Foram abordados, durante a visita técnica, temas como: o planejamento estratégico dos trabalhos de auditoria que identificam as práticas do TCE e o mapeamento das áreas onde o BID pode apoiar a equipe do Tribunal.

Protocolo de Entendimento:

O Protocolo de Entendimento entre o BID e o TCEMG tem como objetivo estabelecer os procedimentos a serem adotados pelo Tribunal na realização de trabalhos de auditoria dos projetos e programas financiados pelo BID, além de definir os compromissos do banco em apoio ao TCEMG para o fortalecimento das práticas de auditoria relacionadas aos padrões exigidos pela instituição financeira.

O protocolo prevê que o TCEMG comprometa-se a seguir as normas de auditoria estabelecidas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), além de ceder profissionais capacitados para o acompanhamento dos projetos financiados por organismos multilaterais e colaboradores em geral.

Os contratos de empréstimos com o BID preveem que, durante o período de execução dos programas e projetos financiados pela instituição, as demonstrações financeiras sejam auditadas pelo Tribunal mediante certificação prévia do banco financiador.

Coordenadoria de Fiscalização de Projetos Financiados por Organismos Internacionais:

Considerando o caráter especial desse tipo de auditoria, o TCEMG conta com uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, contadores, economistas e advogados para atuarem em conjunto na produção de pareceres técnicos. Os relatórios elaborados pela unidade técnica são considerados pelo BID elemento importante durante o processo de acompanhamento e monitoramento dos projetos financiados pela instituição financeira.

O especialista em gestão financeira do BID, Túlio Reis, foi recebido pela diretora de Matérias Especiais, Patrícia Silva Cortez, e pelo coordenador de Fiscalização de Projetos Financiados por Organismos Internacionais, Paulo Vicente Guimarães, que apresentaram a equipe.



Thiago Rios Gomes / Assessoria de Jornalismo e Redação