Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TV Globo destaca validação do app da educação em Sabará

05/09/2017



O telejornal MG TV 1ª edição, da TV Globo Minas, apresentou na tarde de hoje (05/09) reportagem sobre a atuação do Tribunal de Contas (TCEMG) nas escolas de Sabará. A repórter Ana Cláudia Mendes e o repórter cinematográfico Edmilson Vieira acompanharam a visita à Escola Estadual Dona Bilu Figueiredo. Nesta terça-feira, o Tribunal colocou em campo seus técnicos para visitar todas as 46 escolas públicas da cidade histórica, localizada na Região Metropolitana de BH. Eles concretizaram a validação do aplicativo “Na ponta do lápis”. Disponível para celulares e tablets com sistema Android, o programa será lançado no dia 26 de setembro para uso em todo o estado.

Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança. O app permite também o relato específico de qualquer situação, incluindo o envio de fotos. As informações são enviadas para os gestores responsáveis pela escola: diretores, superintendentes de ensino e secretários de educação, que devem iniciar as providências dentro de sete dias, e responder aos cidadãos. Os vários dados coletados servirão para o próprio gestor realizar melhorias no serviço prestado. E o Tribunal de Contas usará as estatísticas para selecionar unidades de ensino e municípios onde serão realizadas auditorias, nas quais os relatos serão verificados in loco.

A validação serviu para testar todas as funcionalidades do aplicativo. Após uma vistoria, os próprios técnicos preencheram os questionários que serão usados pela população. Os resultados serão apresentados – ainda este mês - para os professores e diretores dessas escolas, com o objetivo de proporcionar diagnósticos e incentivar o uso do aplicativo pela própria comunidade escolar. O aplicativo tem o mesmo nome e é mais uma ação do projeto “Na ponta do lápis”, pelo qual o TCEMG prioriza o Controle Externo da Educação Pública mineira nos anos de 2017 e 2018. 

Assista à reportagem: