Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunais de Contas planejam política nacional de Comunicação

23/10/2008

Promover uma política geral, coesa e alinhada de comunicação para os Tribunais de Contas de todo o País, como ferramenta de transparência e de fortalecimento da imagem das Cortes de Contas, realçando seu papel constitucional no controle das contas públicas, em benefício da sociedade. Esse foi o principal objetivo do II Encontro Técnico IRB-PROMOEX realizado nos dias 02 e 03 de outubro em Belém-PA, que  tratou do tema "Comunicação e Relações Institucionais". Com a participação de 25 Tribunais, incluindo o Tribunal de Contas de Moçambique, que enviou representantes para conhecer um pouco mais da experiência desenvolvida pelos TCs brasileiros, o encontro reuniu os responsáveis pelas áreas de comunicação e relações institucionais dos tribunais, além de servidores das Unidades Executoras Locais do PROMOEX – Programa de Modernização dos Tribunais de Contas, que envolve o Ministério do Planejamento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. O assessor de Comunicação Social, Luiz Cláudio Mendes e a assessora do Conselheiro Simão Pedro Toledo, Raquel Simões, representaram o TCE de Minas.

Os participantes se dividiram em grupos de trabalho que discutiram os seguintes temas: comunicação interna, comunicação externa e relações institucionais. Com a diversidade de sotaques e vivências, os grupos trouxeram para a plenária final os resumos de suas discussões, contemplando diretrizes a serem seguidas pelos TCs no âmbito dos temas tratados. O Assessor de Comunicação Social do TCEMG, Luiz Cláudio Mendes, foi escolhido para falar das propostas do grupo de comunicação externa. Ele defendeu a necessidade de se ampliar os canais de comunicação com a sociedade, cumprindo-se, assim, a missão constitucional dos Tribunais de Contas de dar publicidade de seus atos. “Ao estreitar os laços com a sociedade civil e com o cidadão comum, os Tribunais de Contas passam a exercer o papel de fonte de informação, fundamental para o estabelecimento profícuo do desejado controle social” – acrescentou.

Na opinião de Eduardo Montenegro, do TCE-PE, coordenador do Grupo de Comunicação Institucional do PROMOEX, o encontro de Belém foi marcante por proporcionar, “além do forte avanço no alinhamento conceitual e técnico entre os profissionais de comunicação, a ampliação da rede de relacionamento entre todos que atuam nas ações que promovem a maior aproximação com a sociedade”.

De acordo com o Conselheiro Luiz Sérgio Gadelha, coordenador do PROMOEX, o processo de conhecimento das cortes de contas "se dará não apenas entre os tribunais, mas entre os tribunais e a própria sociedade", porque "sentimos a necessidade dos tribunais falarem uma linguagem mais objetiva e atuarem com mais transparência para ir ao encontro de uma melhor comunicação com a sociedade.

O resultado dos trabalhos dos grupos e o relatório final, que compila toda a discussão do encontro estão disponíveis no Portal Nacional dos Tribunais de Contas, www.controlepublico.org.br.

O encontro foi aberto pelo presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Coutinho Jorge, que presidiu a mesa, composta pela presidente do TCM-PA, conselheira Rosa Hage, pelo presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Salomão Ribas, pelo coordenador nacional do PROMOEX, conselheiro Luiz Sérgio Gadelha, pela diretora nacional do PROMOEX, Heloisa Garcia Pinto e pelo secretário de comunicação do estado do Pará, Fábio Castro, que foi o palestrante do evento.