Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas completa 87 anos

09/09/2022

Exercer o Controle da Gestão Pública de forma eficiente, eficaz e efetiva, em benefício da sociedade, para fazer a diferença na vida das pessoas, além de visar a melhoria contínua da Gestão Pública. Com essa missão e esse propósito, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) completa 87 anos nesta sexta-feira, 09 de setembro de 2022.

Já ocuparam a presidência da Corte de Contas mineira, criada em 1935, nomes ilustres na história de Minas Gerais e do Brasil como: José Maria de Alkmim (primeiro presidente do TCEMG), Odilon Behrens e Vivaldi Moreira que, juntamente com as outras 33 personalidades que presidiram o tribunal, e seus servidores e colaboradores, auxiliam o exercício do Controle para que os recursos públicos sejam aplicados de forma correta.

Atualmente, o TCEMG é presidido pelo conselheiro Mauri José Torres Duarte, que foi deputado estadual por cinco mandatos e o primeiro a presidir a Assembleia Legislativa de Minas Gerais por duas vezes consecutivas. Nomeado conselheiro em 2011, foi eleito presidente da instituição para o biênio 2019-2020 e, atualmente, ocupa o cargo após o afastamento do conselheiro José Alves Viana da presidência.

Torres vem fazendo, no comando do Tribunal de Contas, um trabalho baseado na efetividade do Controle Interno dos jurisdicionados, na eficácia no acompanhamento das receitas públicas e no avanço das ferramentas tecnológicas do TCEMG. Um dos pilares de sua gestão é o Projeto Receitas Municipais, que tem por objetivo auxiliar prefeitos a arrecadarem melhor, com sugestões e apontamentos para evolução da gestão fiscal e fazendária, fazendo com que os municípios aprimorem suas receitas próprias. 

Outro destaque nos últimos anos é o Sob Controle. O projeto é baseado na implementação de ações e programas que valorizam o trabalho desempenhado pelos Controles Internos municipais. Além dele, a ferramenta e-tce, de tramitação eletrônica dos processos no Tribunal, se tornou uma solução completa, permitindo que o cidadão comum tenha acesso aos processos eletrônicos. 
Fiscalização, Capacitação, Transparência, Inovação, Novas Tecnologias e Parcerias são conceitos que fazem parte da história do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais


 

Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação