Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas lança portal da Primeira Infância

01/10/2025

Autoridades, dirigentes e gestores do Tribunal participaram em peso do lançamento do portal - fotos: Hernando Garcia
O Tribunal de Contas lançou, nesta quarta-feira (01/10), o portal “1, 2, 3 e já! Infância em Primeiro Lugar”, página dedicada exclusivamente à Primeira Infância em Minas Gerais. Com linguagem simples e responsiva, a ferramenta disponibiliza informações como o indicador Prisma, dados sobre a evolução dos municípios no desenvolvimento e/ou implementação do Plano Municipal de Primeira Infância (PMPI), normas, legislações, eventos e materiais.

O portal mostra, por exemplo, que Minas Gerais ainda não possui Plano Estadual pela Primeira Infância (PEPI). Além disso, apenas 78 cidades mineiras possuem PMPI.

“O Tribunal de Contas vai cobrar que todos os municípios e Estado cumpram a legislação e aprovem as leis que criam os Planos da Primeira Infância”, anunciou o presidente Durval Ângelo, durante o lançamento do site.

O portal possui um mapa interativo do Estado com a situação do plano por município. “O site é para a sociedade. Por ele, um vereador, um promotor, um juiz ou mesmo um morador poderá cobrar que o gestor municipal coloque a Primeira Infância como prioridade da administração pública”, disse Durval.

O “1, 2, 3 e já!” apresenta, ainda, todos os dados utilizados pelo TCEMG para construir o Indicador Prisma, que monitora e avalia, em três dimensões (Educação, Saúde e Proteção/Parentalidade), as políticas públicas em prol da Primeira Infância.

Com a média das três áreas de referência, o Prisma classifica os municípios em quatro níveis: Violeta (Alto), Azul (Médio Alto), Verde (Médio Baixo) e Laranja (Baixo). No portal, pode-se verificar as classificações por município, bem como as variáveis usadas em cada dimensão.


 

 

 

 

 

 

 

O portal foi apresentado pelo diretor-geral do TCEMG, Gustavo Vidigal. Ele mostrou as funcionalidades, as novidades e os principais dados relacionados. Vidigal ainda informou que o Tribunal pretende, a partir do próximo ano, que os municípios enviem ao TCE, mensalmente e em classificação específica, os gastos com políticas públicas voltadas à Primeira Infância.

Relacionamento entre instituições

A desembargadora Alice Birchal, superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG, elogiou a iniciativa do TCE e disse que “o portal abre um leque para a atuação conjunta entre os Poderes”. Ela destacou, também, que “ações como essa buscam instituir a verdadeira felicidade na Primeira Infância dos brasileiros e brasileiras”.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes do MPMG, promotora Graciele Almeida, afirmou que a ferramenta pode ser importante no trabalho de mudar a realidade da Primeira Infância. “Política pública não pode ser feita com achismo, deve ser construída com dados. O site ilumina a realidade e permite a cobrança pela boa aplicação dos recursos públicos nessa política”, ressaltou.

Já o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCMG), Marcílio Barenco, destacou que o portal é a materialização de uma boa ideia, reforçando que o incentivo aos bons gestores pode ser um trunfo do portal.

O novo site foi elogiado também por outas autoridades do setor que participaram do lançamento, entre elas Desirée Ruas, da Rede Primeira Infância – MG e Bárbara Boff, presidente da Fundação Municipal de Cultura (BH).

Compromisso institucional

Dirigentes e gestores do Tribunal participaram em peso do lançamento do portal. O vice-presidente, conselheiro Agostinho Patrus, destacou a importância de se sensibilizar o Estado a instituir o Plano Estadual pela Primeira Infância. Ele enfatizou a necessidade de avaliação da eficiência das políticas públicas – e não apenas o formalismo do cumprimento dos índices constitucionais, e reforçou que o futuro da sociedade é definido pela forma como tratamos nossas crianças e jovens.

O conselheiro em exercício Licurgo Mourão parabenizou o “olhar social” da atual gestão do Tribunal de Contas, acrescentando que ações nesse sentido levam ao reconhecimento do Tribunal perante a sociedade. Os conselheiros em exercício Telmo Passareli, Hamilton Coelho e Adonias Monteiro também prestigiaram o evento, assim como a procuradora Sarah Meinberg, do MPCMG.

Para acessar o portal “1, 2, 3 e já! Infância em Primeiro Lugar”, clique neste link.

Veja, abaixo, fotos do evento. 

Tribunal lança Portal da Primeira Infância , 1,2,3 e Já!